Educação e ensino em diferentes contextos: Formação e práticas pedagógicas plurais

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-83222-17-6

DOI: 10.29327/5514893

Descrição: A educação, como um campo dinâmico e multifacetado, reflete a complexidade das sociedades em que se insere. Em um mundo em constante transformação, marcado por avanços tecnológicos, desafios sociais e mudanças políticas, repensar os processos educativos é essencial para garantir uma formação significativa e inclusiva. O presente livro, "Educação e Ensino em Diferentes Contextos: Formações e Práticas Pedagógicas Plurais", surge da necessidade de refletir sobre as múltiplas dimensões do ensino e da aprendizagem em distintos cenários, considerando suas potencialidades, desafios e impactos na formação de cidadãos críticos e atuantes.
Os capítulos que compõem esta obra apresentam uma análise abrangente de diferentes contextos educacionais, abordando desde a educação no campo até os desafios da educação online, passando pela educação de jovens e adultos, educação sexual, racismo na escola, educação inclusiva, educação quilombola e educação para estudantes com TEA. Finalizamos com reflexões sobre a formação docente para atuação nestes diversos contextos. Cada um desses temas reflete uma dimensão crucial da educação contemporânea, trazendo reflexões e propostas para a melhoria das práticas pedagógicas e da formação de professores e estudantes.
Esta é uma obra que busca não apenas informar, mas também inspirar e capacitar aqueles que estão comprometidos com a construção de uma educação mais justa, inclusiva e transformadora. Em um mundo marcado por desigualdades e desafios globais, a educação continua sendo uma das ferramentas mais poderosas para promover a mudança social e o desenvolvimento humano. Que esta obra sirva como um guia e um estímulo para todos os que acreditam no poder transformador da educação.
Boa leitura!

Organizadores: André Costa da Silva; Claudienne da Cruz Ferreira; Dirlan de Oliveira Machado Bravo; Elivaldo Serrão Custódio; Gabriel Alves da Silva; Janaina Santana da Costa; Naura Letícia Nascimento Coelho e Rafael Aranha de Sousa

Autores: Adlinez da Silva Bezerra; Ana Cláudia Pereira Silva; André Costa da Silva; Carlos Diego dos Santos Dantas; Claudienne da Cruz Ferreira; Dirlan de Oliveira Machado Bravo; Edsangela Gosler Casciano Alves; Elivaldo Serrão Custódio; Fábio Antônio Ferreira dos Santos; Francis Auxiliadora Carvalho e Silva; Francisco Lima Mota; Gabriel Alves da Silva; Gracielle Almeida de Aguiar; Janaina Santana da Costa; José Ancelmo de Jesus Santos; Josélia dos Santos Paixão; Josenilde da Silva Caldas; Kleverson Gonçalves Willima; Kyrleys Pereira Vasconcelos; Michell Pedruzzi Mendes Araújo; Naura Letícia Nascimento Coelho; Patrícia Cristina Cavalcante; Rafael Aranha de Sousa; Rosangela da Costa Gomes; Roseneide Rodrigues de Souza Calazans Alves; Simone Elina de Paula; Valdineia Matos de Oliveira; Waldérick de Oliveira Mendes Alencar; Zaira Nascimento de Oliveira.

Capítulos
APRESENTAÇÃO

Capítulo 1
APRENDER E ENSINAR NO CAMPO: EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A REALIDADE DO CAMPO
Adlinez da Silva Bezerra; Benedito de Brito Almeida; Janaina Santana da Costa; Patrícia Cristina Cavalcante; Clademir Trentini

Capítulo 2
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Carlos Diego dos Santos Dantas; Janaina Santana da Costa; Kleverson Gonçalves Willima

Capítulo 3
ENSINO ONLINE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Naura Letícia Nascimento Coelho; Waldérick de Oliveira Mendes Alencar

Capítulo 4
CONHECIMENTO QUE PROTEGE: O PAPEL CRUCIAL DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA SEGURANÇA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Gracielle Almeida de Aguiar

Capítulo 5
POR QUE A ESCOLA PRECISA FALAR SOBRE RACISMO?
Claudienne da Cruz Ferreira; Franscisco Lima Mota; Gabriel Alves da Silva; Josélia dos Santos Paixão; Rafael Aranha de Sousa; Sheila Azevedo Pereira; Simone Elina de Paula

Capítulo 6
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Carlos Diego dos Santos Dantas; Dirlan de Oliveira Machado Bravo; Josélia dos Santos Paixão; Michell Pedruzzi Mendes Araújo

Capítulo 7
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CAMINHOS PARA UMA ESCOLA ANTIRRACISTA
Ana Cláudia Pereira Silva; Edsangela Gosler Casciano Alves; Elivaldo Serrão Custódio; José Ancelmo de Jesus Santos; Roseneide Rodrigues de Souza Calazans Alves; Valdineia Matos de Oliveira

Capítulo 8
MULHERES QUILOMBOLAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI: AÇÕES AFIRMATIVAS E PRÁTICAS MATEMÁTICAS
Kyrleys Pereira Vasconcelos

Capítulo 9
A ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES
Francis Auxiliadora Carvalho e Silva; Janaina Santana da Costa; Rosangela da Costa Gomes; Zaira Nascimento de Oliveira

Capítulo 10
FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE FORMAS DE ENSINAR EM E PARA DIFERENTES CONTEXTOS
André Costa da Silva; Carlos Diego dos Santos Dantas; Fábio Antônio Ferreira dos Santos; Josenilde da Silva Caldas; Simone Elina de Paula

REFLEXÕES FINAIS

SOBRE OS AUTORES

SOBRE OS ORGANIZADORES



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !