Pesquisas Contemporâneas na Educação Moderna - Volume 6

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-155-9

DOI: 10.29327/5515256

Descrição: O processo educacional está em constante evolução, impulsionado pelas inovações tecnológicas e pelo aprofundamento do entendimento das necessidades cognitivas e emocionais dos alunos. A educação do século XXI exige uma abordagem multidisciplinar, que integre conhecimentos das mais diversas áreas para promover um ensino mais inclusivo, eficiente e adaptado às necessidades do aluno moderno. Esta obra reúne temas contemporâneos e essenciais para o aprimoramento do ensino-aprendizagem, com ênfase nas novas ferramentas pedagógicas e no papel da psicopedagogia, das tecnologias digitais e da inteligência artificial.
Em cada capítulo, exploraremos como diferentes abordagens e recursos podem transformar a educação, desde o uso de tecnologias integradas na sala de aula até as contribuições da neurociência e da psicopedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem. A inteligência artificial, que vem ganhando destaque na educação a distância, será comprovada com foco na sua relevância para a personalização do ensino e na melhoria da experiência dos alunos. Além disso, discutiremos como a aprendizagem autogerida, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação do design instrucional podem contribuir para a construção de um currículo mais dinâmico e eficiente, promovendo uma formação eficiente.
Esta coletânea visa fornecer não apenas uma visão teórica sobre esses temas, mas também apresentar práticas e reflexões que podem ser aplicadas no cotidiano educacional, sempre com o objetivo de preparar os alunos para um mundo cada vez mais digital, globalizado e exigente. 
Convidamos você, leitor, a refletir sobre os conteúdos apresentados e a aplicar os conceitos e estratégias planejadas no seu próprio contexto educacional. Seja você um professor, coordenador ou estudante, as ideias e abordagens aqui compartilhadas têm o potencial de impactar com certeza o processo de ensino e aprendizagem. O caminho para a construção de uma educação mais inclusiva, inovadora e transformadora depende da colaboração de todos os envolvidos nesse processo.
Acreditamos que a verdadeira mudança ocorre quando nos engajamos em uma aprendizagem contínua e aberta, buscando adotar novas abordagens e aprimorar o que já praticamos. Que esta obra seja uma fonte de inspiração e um convite à ação, contribuindo para um ensino cada vez mais dinâmico, eficiente e alinhado com as necessidades do mundo contemporâneo.

Organizadores: Lucilene Batista Ribeiro; Antonia Janes de Oliveira Benício; Mariela Viviana Montecinos Vergara; Dirceu da Silva e Márcio Rosário da Silva

Autores: Antonia Janes de Oliveira Benício; Cecília Mendes da Silva; Dirceu da Silva; Edinalva Farias Brito; Lucimar Furtado Silva Moreira; Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva; Ricardo Toledo da Silva; Rigleia Ribeiro de Oliveira; Tatiana Bada Madeira; Tatiana dos Santos Oliveira; Valkiria de Souza.

Capítulos
Capítulo 1
PSICOPEDAGOGIA E NEUROCIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Dirceu da Silva

Capítulo 2
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUA RELEVÂNCIA
Tatiana dos Santos Oliveira; Rigleia Ribeiro de Oliveira; Tatiana Bada Madeira; Valkiria de Souza

Capítulo 3
DESIGN INSTRUCIONAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA O APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Rigleia Ribeiro de Oliveira; Tatiana dos Santos Oliveira; Tatiana Bada Madeira; Valkiria de Souza

Capítulo 4
TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA
Tatiana Bada Madeira; Rigleia Ribeiro de Oliveira; Tatiana dos Santos Oliveira; Valkiria de Souza

Capítulo 5
DESIGN INSTRUCIONAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Valkiria de Souza; Rigleia Ribeiro de Oliveira; Tatiana Bada Madeira; Tatiana dos Santos Oliveira

Capítulo 6
O USO DO GOOGLE APPS FOR EDUCATION PARA UM ENSINO HÍBRIDO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cecília Mendes da Silva

Capítulo 7
APRENDENDO A APRENDER NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: CULTURA DIGITAL E SEUS BENEFÍCIOS
Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva; Ricardo Toledo da Silva

Capítulo 8
APRENDIZAGEM AUTOGERIDA (AUTODIRIGIDA): CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS
Lucimar Furtado Silva Moreira

Capítulo 9
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Edinalva Farias Brito

Capítulo 10
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ATUAL CURRICULO BRASILEIRO
Antonia Janes de Oliveira Benício

Capítulo 11
PSICOPEDAGOGIA E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM COMO IDENTIFICAR E INTERVIR NO CONTEXTO ESCOLAR
Dirceu da Silva



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !