ISBN: 978-65-993373-1-4
DOI: 10.29327/5509556
Descrição: A educação contemporânea está em constante transformação, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais. Diante desse cenário, torna-se essencial compreender como esses recursos podem ser integrados ao ensino de forma estratégica e inovadora. Este livro reúne reflexões fundamentais sobre a interseção entre tecnologia e aprendizagem, abordando desde metodologias ativas até o impacto do metaverso na educação. Ao longo dos capítulos, são discutidas novas perspectivas para um ensino mais dinâmico, inclusivo e eficiente.
Inicialmente, explora-se o uso das tecnologias digitais no contexto da aprendizagem autodirigida, destacando como o design instrucional pode auxiliar na formação de cursos mais eficazes.
Posteriormente, abordam-se as contribuições da neurociência para o trabalho educacional tecnológico, revelando suas aplicações no ensino.
Além disso, apresenta-se uma análise teórica sobre metodologias ativas, enfatizando sua relevância no processo de ensino e aprendizagem.
Ademais, discute-se o papel do designer instrucional, ressaltando sua importância, vantagens e desafios no desenvolvimento de conteúdos educacionais.
Paralelamente, destacam-se ferramentas para avaliação e feedback educacional personalizado, demonstrando como podem aprimorar a aprendizagem.
Simultaneamente, reflete-se sobre segurança digital e cidadania digital, analisando direitos, deveres, práticas e riscos dentro das instituições educacionais.
Consequentemente, examina-se a aplicação das metodologias ativas como instrumentos de inclusão escolar, com foco no ensino da Língua Portuguesa.
Da mesma forma, investiga-se a relação entre tecnologia, cidadania digital e educação, evidenciando as práticas digitais e os riscos no ambiente escolar.
Em seguida, projeta-se um olhar para o futuro da aprendizagem digital, explorando as possibilidades das tecnologias na educação.
De maneira complementar, avalia-se o impacto das mídias digitais no ensino, considerando seus benefícios e desafios.
No mesmo contexto, explora-se a convergência entre neurociência, tecnologia e educação, propondo estratégias para otimizar a aprendizagem.
Ainda, apresenta-se o modelo de aprendizagem invertida (Flipped Learning), analisando seus desafios e possibilidades no ensino.
Por outro lado, discute-se a relação entre currículo e tecnologia, refletindo sobre a adaptação do ensino às novas demandas digitais.
Com essa perspectiva, questiona-se a inserção do metaverso na educação, avaliando se representa um novo paradigma de aprendizagem.
Sob esse viés, aprofunda-se a discussão sobre mídias digitais na educação contemporânea, destacando seu papel na construção do conhecimento.
Além do mais, relata-se a experiência do uso de folders educativos como estratégia de ensino em aulas de biologia, trazendo insights práticos para a sala de aula.
Por fim, analisa-se o metaverso e seus possíveis impactos na educação, debatendo suas implicações no ensino do futuro.
A interseção entre tecnologia e educação abre portas para um aprendizado mais dinâmico, acessível e conectado às necessidades da sociedade atual. Os temas abordados neste livro convidam à reflexão sobre como os avanços tecnológicos podem ser utilizados de forma estratégica para aprimorar o ensino e tornar a aprendizagem mais significativa. Que esta leitura inspire novas práticas e fortaleça o compromisso com a inovação educacional.
Organizadores: Gêneses Soares Pereira; Maicon Guilland Veiga; Celine Maria de Sousa Azevedo; Ana Maria Viana Guerra dos Santos; Eduardo de Castro Campos
Autores: Alessandra da Cunha Aguiar Fonseca; Andreia Asoia Bertocini de Almeida; Andréia Rocha Miranda Dutra; Átila de Souza; Celine Maria de Sousa Azevedo; Crystiane Ribeiro Mendes de Oliveira; Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Diassis de Cassia Ximenes; Eliene Andrade Fagundes; Fabiana Conceição Nunes de Oliveira; Fernanda Hungaro; Gêneses Soares Pereira; Guelly Urzêda de Mello Rezende; Jaqueline Velloso da Cruz; Jeiza Gonzaga Ferranti; Jessé Marques Lima Costa; Luciane Domingues de Campos; Mackson Azevedo Mafra; Magno Antonio Cardozo Caiado; Márcio Kusunoki; Neuza Maria Guimarães Franco Camargo; Odinei Barpi; Sâmilla Taynara Pereira Morais; Sandra de Oliveira Botelho.
Capítulos
Capítulo 1
USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA INTEGRADA UM CURSO FORMATIVO COM AUXÍLIO DO DESIGN INSTRUCIONAL
Andréia Rocha Miranda Dutra
Capítulo 2
NEUROCIÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO TRABALHO EDUCACIONAL TECNOLÓGICO
Jaqueline Velloso da Cruz
Capítulo 3
METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Diassis de Cassia Ximenes
Capítulo 4
DESIGNER INSTRUCIONAL: IMPORTÂNCIA, VANTAGENS E DESVANTAGENS
Crystiane Ribeiro Mendes de Oliveira
Capítulo 5
FERRAMENTAS PARA AVALIAÇÃO E FEEDBACK EDUCACIONAL PERSONALIZADO
Jeiza Gonzaga Ferranti
Capítulo 6
SEGURANÇA DIGITAL E CIDADANIA DIGITAL: ANÁLISE DE DIREITOS, DEVERES, PRÁTICAS E RISCOS NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Gêneses Soares Pereira
Capítulo 7
METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Fabiana Conceição Nunes de Oliveira
Capítulo 8
TECNOLOGIA, CIDADANIA DIGITAL E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Sâmilla Taynara Pereira Morais
Capítulo 9
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: O FUTURO DA APRENDIZAGEM DIGITAL
Alessandra da Cunha Aguiar Fonseca
Capítulo 10
O IMPACTO DAS MIDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Andreia Asoia Bertocini de Almeida
Capítulo 11
CONVERGÊNCIA DE NEUROCIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR A APRENDIZAGEM
Celine Maria de Sousa Azevedo
Capítulo 12
FLIPPED LEARNING (APRENDIZAGEM INVERTIDA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Jessé Marques Lima Costa
Capítulo 13
CURRÍCULO E TECNOLOGIA
Odinei Barpi
Capítulo 14
METAVERSO NA EDUCAÇÃO: UM NOVO PARADIGMA DE APRENDIZAGEM?
Jessé Marques Lima Costa
Capítulo 15
MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Márcio Kusunoki
Capítulo 16
PRODUÇÃO DE FOLDERS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Átila de Souza; Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Eliene Andrade Fagundes; Neuza Maria Guimarães Franco Camargo; Sandra de Oliveira Botelho
Capítulo 17
O METAVERSO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO
Luciane Domingues de Campos; Fernanda Hungaro; Guelly Urzêda de Mello Rezende; Mackson Azevedo Mafra; Magno Antonio Cardozo Caiado
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK