Construindo o Saber: Tópicos da Educação Moderna - Volume 1

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-157-3

DOI: 10.5281/zenodo.15108942

Descrição: A educação, ao longo da história, tem sido um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social. Desde os modelos clássicos de ensino até as abordagens contemporâneas, a construção do conhecimento tem se transformado conforme as necessidades da sociedade. No século XXI, a revolução tecnológica e as novas demandas educacionais impõem desafios e oportunidades que exigem reflexão e inovação constantes. É nesse contexto que se insere Construindo o Saber: Tópicos da Educação Moderna, uma obra que busca analisar criticamente os paradigmas atuais e oferecer subsídios teóricos e práticos para uma educação mais eficaz e inclusiva.
A presente obra é fruto de uma investigação minuciosa sobre os principais temas que permeiam o cenário educacional contemporâneo. Com um olhar atento às novas metodologias de ensino, às tecnologias emergentes e às políticas educacionais, os autores oferecem uma análise aprofundada sobre os rumos da educação e suas implicações na formação dos indivíduos. O leitor encontrará discussões sobre metodologias ativas de aprendizagem, o uso da inteligência artificial no ensino, a importância da interdisciplinaridade e da educação inclusiva, além de reflexões sobre o papel dos educadores na sociedade moderna.
A relevância de uma obra como esta reside na necessidade de compreender a educação como um processo dinâmico e em constante evolução. Em um mundo cada vez mais interconectado e digital, o aprendizado precisa ser ressignificado, incorporando práticas pedagógicas inovadoras que estimulem o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia dos estudantes. Ao apresentar conceitos sólidos e estudos de caso pertinentes, este livro não apenas contribui para o avanço teórico da educação, mas também propõe estratégias concretas para sua aplicação em diferentes contextos educacionais.
Ademais, a interseção entre educação e tecnologia, abordada ao longo dos capítulos, evidencia a necessidade de um olhar crítico sobre as ferramentas digitais e seu impacto no ensino e na aprendizagem. A inteligência artificial, a gamificação e as plataformas de ensino a distância são apenas alguns dos recursos que têm modificado a dinâmica das salas de aula e ampliado as possibilidades pedagógicas. No entanto, é imprescindível que tais inovações sejam incorporadas de maneira ética e eficaz, garantindo que o processo educativo continue a ser centrado no desenvolvimento humano e social.
Por fim, Construindo o Saber: Tópicos da Educação Moderna é uma leitura indispensável para educadores, pesquisadores, gestores e todos aqueles que se dedicam à reflexão sobre os rumos da educação. Ao trazer uma abordagem multidisciplinar e atualizada, esta obra se propõe a ser um guia para aqueles que buscam compreender e transformar a prática educacional, preparando as futuras gerações para os desafios e oportunidades de um mundo em constante mudança.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Adriana Ramos dos Santos; Aline Kieskoski; Aline Perin Padilha; Bárbara do Vale Martins; Carla Maraisa Sousa Costa; Cláudia Cristina Weber Quinhones; Dair Aparecida Madeira Nonato; Edjanete Maia Rodrigues; Elaine Aparecida Saraiva Batista; Eliane Fortunatti Leite; Fabrício Duim Rufato; Fernando Ferreira Rocha; Geovane dos Santos da Rocha; Jociene Araujo Lima; Joelma Pereira Cruz dos Santos; Josué Alves da Fonseca; Margarete Moreira da Silva Cardoso; Maria de Fátima Ferreira; Maria Salete Peixoto Gonçalves; Mayara Pryscila Borsa; Michelle Camila da Silva; Nandra Martins Soares; Pedro Henrique Almeida Bezerra; Poliana Coutinho Campos da Silveira; Rafael Cauê Leite Fabrício; Ricardo Ferreira de Sousa; Ronan Borges Cavalcante; Rubens Saviano; Vera Lucia Roberto Kottwitz.

Capítulos
Capítulo 1
A ATUAÇÃO DO SERPSI NA PROMOÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS E TERAPÊUTICAS VOLTADAS PARA A COMUNIDADE LGBTQIAPN+ NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Bárbara do Vale Martins; Ronan Borges Cavalcante; Rafael Cauê Leite Fabrício; Adriana Ramos dos Santos; Maria Salete Peixoto Gonçalves

Capítulo 2
AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DA NECESSIDADE DE PROFESSOR DE APOIO A ESTUDANTES COM TEA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Geovane dos Santos da Rocha; Aline Kieskoski; Aline Perin Padilha; Cláudia Cristina Weber Quinhones; Mayara Pryscila Borsa

Capítulo 3
PONTOS E PESPONTOS: TECENDO A ESCRITA-AUTORAL NA RESENHA ACADÊMICA
Poliana Coutinho Campos da Silveira; Joelma Pereira Cruz dos Santos; Ricardo Ferreira de Sousa

Capítulo 4
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: HISTÓRIA E PESQUISAS RECENTES SOBRE PROCESSOS EDUCATIVOS
Fabrício Duim Rufato; Geovane dos Santos da Rocha; Nandra Martins Soares

Capítulo 5
EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO
Vera Lucia Roberto Kottwitz

Capítulo 6
AS NOVAS DEMANDAS DO SUJEITO PARA PRODUTIVIDADE: INTERPRETAÇÕES DOS DISCENTES DE PEDAGOGIA SOBRE O LIVRO “SOCIEDADE DO CANSAÇO”
Jociene Araujo Lima; Carla Maraisa Sousa Costa; Edjanete Maia Rodrigues

Capítulo 7
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO
Vera Lucia Roberto Kottwitz

Capítulo 8
AS ESTRUTURAS E DINÂMICAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: CONCEITOS FUNDAMENTAIS ENTRE A SOCIOLOGIA E A CIÊNCIA POLÍTICA
Pedro Henrique Almeida Bezerra

Capítulo 9
USANDO O SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA GEOGEBRA PARA O APRENDIZADO DE MATRIZES E DETERMINANTES
Rubens Saviano

Capítulo 10
INCLUSÃO ESCOLAR E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Elaine Aparecida Saraiva Batista; Michelle Camila da Silva; Eliane Fortunatti Leite; Margarete Moreira da Silva Cardoso; Dair Aparecida Madeira Nonato; Maria de Fátima Ferreira

Capítulo 11
A PRÁTICA PEDAGÓGICA POSITIVISTA
Eliane Fortunatti Leite; Dair Aparecida Madeira Nonato; Josué Alves da Fonseca

Capítulo 12
A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO
Eliane Fortunatti Leite; Dair Aparecida Madeira Nonato; Fernando Ferreira Rocha

AUTORES



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !