ISBN: 978-65-6009-116-0 (digital)
ISBN: 978-65-6009-117-7 (impresso)
DOI: 10.5281/zenodo.14194769
Descrição: A obra A Educação e seus Desdobramentos Teórico-Práticos: Questões e Reflexões apresenta uma série de reflexões teóricas e práticas, com foco nos principais desafios e possibilidades que a educação enfrenta no contexto contemporâneo. Os capítulos reunidos aqui abordam desde as questões filosóficas fundamentais até as práticas pedagógicas mais inovadoras, discutindo o papel da educação na formação de indivíduos críticos, conscientes e preparados para atuar em uma sociedade em constante transformação. A seguir, apresentamos um breve resumo de cada capítulo, destacando os temas centrais de cada contribuição e como eles dialogam entre si para enriquecer a compreensão do campo educacional.
Já no primeiro capítulo de título O Sentido da Educação Atual: Reflexão Fundamentada nos Pensamentos de Freire e Arendt, Simone da Silva Reis explora a educação sob a ótica dos filósofos Paulo Freire e Hannah Arendt, oferecendo uma reflexão profunda sobre os desafios da educação contemporânea. Freire, com sua "Pedagogia da Autonomia", enfatiza a educação como um caminho para a emancipação, enquanto Arendt, em "Entre o Passado e o Futuro", propõe que a educação seja uma forma de iniciar novas ações políticas e sociais. A autora discute como essas perspectivas podem orientar a educação em tempos de mudanças rápidas e incertezas.
Em Construindo Pontes Culturais: A Interculturalidade nas Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais de Alfabetização
Izaira Aparecida da Silva, Joana Batista de Souza e Sonia dos Santos Pinheiro
focalizam a educação infantil e os primeiros anos de alfabetização, discutindo a importância da interculturalidade nas práticas de leitura e escrita. As autoras refletem sobre como a promoção da diversidade cultural no ambiente escolar contribui para o desenvolvimento de cidadãos críticos e empáticos, capazes de respeitar e compreender as diferentes realidades sociais e culturais que coexistem na sociedade.
Em nosso terceiro capítulo, cujo título é Explorando as Conexões entre Literatura Infantil e Ensino da Matemática por Meio do Livro "Um Amor de Confusão", Cristiane Winkel Elert e Thaís Philipsen Grützmann defendem que a literatura infantil pode ser um instrumento poderoso para o ensino de diversas disciplinas, incluindo a Matemática. Elas investigam como o livro "Um Amor de Confusão" pode ser utilizado para explorar conexões entre a literatura e o ensino da matemática. As autoras discutem como a narrativa pode estimular a imaginação, a criatividade e a resolução de problemas em crianças, ao mesmo tempo em que promove uma abordagem interdisciplinar.
No capítulo 4, que leva o título O Esporte e suas Relações com a Ética e a Moral: A Prática Esportiva como meio para Aquisição de Valores, Francielly da Silva Marcondes, Vanessa Sthefany Ribeiro de Almeida e Guibison da Silva Cruz abordam a importância do esporte na formação ética e moral dos estudantes. A partir da análise das relações entre ética, moral e as habilidades para a vida, o capítulo investiga como o esporte pode ser um meio eficaz de desenvolver competências sociais e promover uma educação voltada para o desenvolvimento positivo de jovens, incentivando a cooperação e a resolução de conflitos de forma construtiva.
Em Contribuições da Neurociência na Superação do Fracasso Escolar Adolescente, Marines Marques Risso, Alessandra de França Pereira, Antônio Henrique Coutelo de Moraes exploram como a neurociência pode contribuir para compreender as causas e as soluções para o fracasso escolar. Os autores investigam como a compreensão dos processos cerebrais pode ajudar a formular estratégias pedagógicas que auxiliem na superação das dificuldades de aprendizagem, especialmente em contextos de repetência e evasão escolar.
No capítulo 6, denominado A Série "Breaking Bad" como (De)formadora das Perspectivas Estudantis sobre Química e Docência, Marcelo Araujo Gaudêncio, Marcela Marques e Irene Cristina de Mello examinam o impacto das representações midiáticas sobre a disciplina de química, utilizando a série "Breaking Bad" como um estudo de caso. Os autores discutem como as percepções errôneas e os estereótipos relacionados à ciência, alimentados por meios de comunicação como a televisão, podem influenciar negativamente a motivação dos estudantes para aprender disciplinas científicas, além de refletirem sobre o papel do docente em lidar com essas influências.
Em Contribuições das Teorias Pedagógicas para o Desenvolvimento de Pesquisas com Perspectivas Decoloniais e Inclusivas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Samara Santos Silva, Ana Júlia Santiago Machado Futana e Emanuelle Henrique Alves discutem como as teorias pedagógicas, ao serem articuladas com perspectivas decoloniais e inclusivas, podem contribuir para a formação de uma educação mais justa e representativa. As autoras exploram as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), destacando como essas teorias desafiam as narrativas hegemônicas e valorizam práticas educacionais que contemplam as múltiplas vozes e culturas presentes na sociedade.
Dominique Junior Vais, em A Interface entre Habermas, Paulo Freire e a Aprendizagem Dialógica: Percepções a Partir de um Estudo Multicaso, aborda a interseção entre as teorias de Habermas e Freire no contexto da aprendizagem dialógica. Assim, investiga como essas duas abordagens podem contribuir para uma educação mais colaborativa e participativa, onde o diálogo e a comunicação são centrais. A reflexão é apoiada por um estudo multicaso que ilustra como essas teorias podem ser aplicadas na prática educativa para promover um ensino mais inclusivo e transformador.
Em Capitalismo como Conscientização para Educadores e Educandos, Andréia Wedy Scarton explora a influência do capitalismo na educação, discutindo como os mecanismos econômicos impactam o processo educativo. A reflexão aborda como os educadores e educandos devem compreender as relações econômicas que permeiam a sociedade, questionando a normalização das desigualdades e propondo uma conscientização crítica sobre os sistemas que moldam a realidade educacional.
Declaramos que a presente coletânea oferece uma rica análise dos principais desafios e oportunidades que a educação enfrenta na atualidade. Com base em uma ampla gama de perspectivas teóricas e práticas, os capítulos desta obra incentivam os leitores a refletirem sobre a educação como um processo transformador, capaz de moldar cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.
Convidamos os leitores a embarcarem nesta jornada de reflexão e aprofundamento sobre a educação em suas múltiplas dimensões. Os temas abordados nesta obra são de fundamental importância para compreender os desafios contemporâneos e as possibilidades de transformação que a educação pode proporcionar. Cada capítulo oferece uma visão única, mas interligada, sobre como as práticas pedagógicas podem contribuir para a construção de um mundo mais justo, inclusivo e crítico. Ao adentrar nas páginas de A Educação e seus Desdobramentos Teórico-Práticos: Questões e Reflexões, o leitor será instigado a repensar o papel da educação no contexto atual e a explorar novas formas de intervenção e aprendizado.
Organizadores: Guibison da Silva Cruz; Samyra Kelly Silva de Oliveira e Ymara Silvia Pansani Pirani
Autores: Alessandra de França Pereira; Ana Júlia Santiago Machado Futana; Andréia Wedy Scarton; Antônio Henrique Coutelo de Moraes; Cristiane Winkel Elert; Dominique Junior Vais; Emanuelle Henrique Alves; Francielly da Silva Marcondes; Guibison da Silva Cruz; Irene Cristina de Mello; Izaira Aparecida da Silva; Joana Batista de Souza; Marcela Marques; Marcelo Araujo Gaudêncio; Marines Marques Risso; Samara Santos Silva; Simone da Silva Reis; Sonia dos Santos Pinheiro; Thaís Philipsen Grützmann; Vanessa Sthefany Ribeiro de Almeida .
Capítulos
Capítulo 1
O SENTIDO DA EDUCAÇÃO ATUAL: REFLEXÃO FUNDAMENTADA NOS PENSAMENTOS DE FREIRE E ARENDT
Simone da Silva Reis
Capítulo 2
CONSTRUINDO PONTES CULTURAIS: A INTERCULTURALIDADE NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DE ALFABETIZAÇÃO
Izaira Aparecida da Silva; Joana Batista de Souza; Sonia dos Santos Pinheiro
Capítulo 3
EXPLORANDO AS CONEXÕES ENTRE LITERATURA INFANTIL E ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DO LIVRO UM AMOR DE CONFUSÃO
Cristiane Winkel Elert; Thaís Philipsen Grützmann
Capítulo 4
O ESPORTE E SUAS RELAÇÕES COM A ÉTICA E A MORAL: A PRÁTICA ESPORTIVA COMO MEIO PARA AQUISIÇÃO DE VALORES
Francielly da Silva Marcondes; Vanessa Sthefany Ribeiro de Almeida; Guibison da Silva Cruz
Capítulo 5
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA SUPERAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR DO ADOLESCENTE
Marines Marques Risso; Alessandra de França Pereira; Antônio Henrique Coutelo de Moraes
Capítulo 6
A SÉRIE BREAKING BAD COMO (DE)FORMADORA DAS PERSPECTIVAS ESTUDANTIS SOBRE QUÍMICA E DOCÊNCIA
Marcelo Araujo Gaudêncio; Marcela Marques; Irene Cristina de Mello
Capítulo 7
CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS COM PERSPECTIVAS DECOLONIAIS E INCLUSIVAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEdu)
Samara Santos Silva; Ana Júlia Santiago Machado Futana; Emanuelle Henrique Alves
Capítulo 8
A INTERFACE ENTRE HABERMAS, PAULO FREIRE E A APRENDIZAGEM DIALÓGICA: PERCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO MULTICASO
Dominique Junior Vais
Capítulo 9
O CAPITALISMO COMO CONSCIENTIZAÇÃO PARA EDUCADORES E EDUCANDOS
Andréia Wedy Scarton
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