Saúde do Futuro: Tecnologias e Implicações Científicas - Volume 1

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-070-5

DOI: 10.5281/zenodo.10937584

Descrição: Desde tempos imemoriais, a humanidade almeja compreender os mistérios do corpo e as complexidades da doença. No entanto, é no limiar do século XXI que testemunhamos uma efervescência sem precedentes no campo da medicina e da saúde pública. Tecnologias emergentes, impulsionadas pela incessante marcha da ciência, desvendam segredos até então inacessíveis, promovendo uma revolução silenciosa nos paradigmas tradicionais da saúde.
A obra que temos em mãos, "Saúde do Futuro: Tecnologias e Implicações Científicas", é uma incursão corajosa e esclarecedora nesse panorama complexo e multifacetado, onde a ciência e a tecnologia convergem em uma sinfonia harmoniosa, delineando novos horizontes para a humanidade.
Com os avanços do século XXI, testemunhamos uma era de inovação sem precedentes, impulsionada pela rápida evolução das tecnologias emergentes. No âmbito da saúde, esse avanço é especialmente marcante, com descobertas que desafiam as fronteiras do conhecimento humano e redefinem as possibilidades terapêuticas. Desde a genômica até a inteligência artificial, passando pela nanotecnologia e pela medicina regenerativa, as ferramentas à nossa disposição são tão vastas quanto promissoras.
São abordados também os questionamentos éticos, sociais e políticos, nos quais somos compelidos a refletir não apenas sobre o que podemos fazer, mas também sobre o que devemos fazer. Questões relativas à privacidade dos dados genéticos, equidade no acesso aos avanços médicos e os limites da intervenção tecnológica na esfera biológica são apenas algumas das encruzilhadas que permeiam este campo fascinante.
Neste compêndio, o leitor encontrará não apenas uma análise perspicaz das inovações que estão moldando a saúde do futuro, mas também um convite para se engajar em um diálogo informado e construtivo sobre os rumos que desejamos seguir como sociedade. Espera-se que a obra faça um registro dos avanços científicos e tecnológicos de nossa época, além de demonstrar o caminho em direção a uma saúde mais equitativa, sustentável e centrada no bem-estar humano.

Autores: Adriana Jorge Zuccolotto; Alana Thais Gisch Andres; Alanna Borges Cavalcante; Ana Maria P. de Campos Neta; Antonia Dyeylly Ramos Tôrres Rios; Augusto C. Santomauro; Bárbara Juliele Balista Dallaqua; Bruna Eduarda Hüller; Camila Tischer; Carmen Esmelinda Irigojen Olmedo Galiani; Eilamaria Libardoni Vieira; Elza Maria Queiroz Venâncio de Paula; Fernanda J. Barbosa Campos; Jaqueline Mamede de Souza; Jonny Bezerra Sousa; Joseli Beatriz Suzin; Juliane C. Burgatti; Ketlin Brum Ayres; Lorena Sousa Soares; Maria do Carmo Vieira; Maria Luiza Venâncio de Paula; Milena Roveda Lima Spindola; Néstor Antonio Heredia Zárate; Renata Gonçalves Guerra da Silva; Silvia Cristina Heredia Vieira; Yasmin Cardoso Metwally Mohamed Ali.

Capítulos
Capítulo 1
IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DA HORTA DE PLANTAS MEDICINAIS NA UBS MARACANÃ, DOURADOS-MS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Elza Maria Queiroz Venâncio de Paula; Maria Luiza Venâncio de Paula; Silvia Cristina Heredia Vieira; Maria do Carmo Vieira; Néstor Antonio Heredia Zárate

Capítulo 2
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE PELE
Milena Roveda Lima Spindola; Yasmin Cardoso Metwally Mohamed Ali

Capítulo 3
120 DIAS PARA UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ALIADA A ATIVIDADE FÍSICA
Jaqueline Mamede de Souza

Capítulo 4
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA PREVENÇÃO DA OBESIDADE EM CONTEXTO ESCOLAR
Alana Thais Gisch Andres; Bruna Eduarda Hüller; Camila Tischer; Eilamaria Libardoni Vieira; Ketlin Brum Ayres

Capítulo 5
ELABORAÇÃO DE UM QUEIJO DE KEFIR FUNCIONAL RICO EM FIBRAS, ÔMEGA 3 E ÔMEGA 6
Jaqueline Mamede de Souza; Bárbara Juliele Balista Dallaqua; Adriana Jorge Zuccolotto

Capítulo 6
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CUIDADO À SAÚDE
Joseli Beatriz Suzin; Juliane C. Burgatti; Fernanda J. Barbosa Campos; Augusto C. Santomauro; Ana Maria P. de Campos Neta

Capítulo 7
RECEITAS CRIATIVAS: VÍDEOS ENSINADO RECEITAS FÁCEIS, SAUDÁVEIS E NUTRITIVA ACESSO A POPULAÇÃO
Jaqueline Mamede de Souza

Capítulo 8
RISCOS E CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTES EM VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Alanna Borges Cavalcante; Jonny Bezerra Sousa; Antonia Dyeylly Ramos Tôrres Rios

Capítulo 9
AURICULOTERAPIA: UMA MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ATENDIDOS NO SUS DE BRASILÂNDIA MS
Jaqueline Mamede de Souza; Carmen Esmelinda Irigojen Olmedo Galiani; Renata Gonçalves Guerra da Silva

Capítulo 10
INDICADORES DE SAÚDE E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS GESTORES PÚBLICOS: REVISÃO INTEGRATIVA
Alanna Borges Cavalcante; Jonny Bezerra Sousa; Lorena Sousa Soares

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !