Além das Palavras: Linguística, Literatura e Letras - Volume 1

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-061-2

DOI: 10.5281/zenodo.10945884

Descrição: A obra "Além das Palavras: Linguística, Literatura e Letras", traz um território vasto e fascinante, onde os limites entre os domínios da linguagem se dissolvem, dando lugar a uma sinfonia de significados e possibilidades. Neste magistral compêndio, somos guiados por um grupo de eruditos destemidos, cuja paixão pelo estudo das letras e da linguagem os conduziu a desbravar os mais intrincados recantos do conhecimento humano.
Em um mundo onde a comunicação se tornou uma intricada dança entre signos e significados, entre sons e sentidos, é imperativo compreendermos não apenas o mecanismo de funcionamento da linguagem, mas também sua influência e poder transformador na esfera literária. Este livro, portanto, apresenta-se como um farol, iluminando os caminhos que percorremos ao explorar os meandros da linguagem e da literatura.
Os autores, conduzem-nos por um vasto panorama que abrange desde os fundamentos teóricos da linguística até os mais complexos desdobramentos estilísticos da literatura, passando pela análise crítica de obras que marcaram época e moldaram nossa compreensão do mundo. Somos desafiados a questionar nossas concepções preestabelecidas, a refletir sobre a natureza mutável e multifacetada da linguagem, e a apreciar a beleza intrínseca das letras em sua forma mais pura e elevada.
Por meio de uma abordagem interdisciplinar e perspicaz, os autores revelam as conexões profundas entre linguística, literatura e letras, destacando não apenas suas divergências e complementaridades, mas também sua capacidade única de dialogar e enriquecer-se mutuamente. É neste diálogo fecundo que reside a essência deste livro: a busca incessante pelo entendimento mais profundo do humano, expresso através da linguagem e da arte literária.
Assim, é com grande entusiasmo que convido o leitor a embarcar nesta jornada intelectual, onde as palavras se revelam como portais para mundos desconhecidos, onde a linguagem se ergue como uma torre de babel, tecendo laços indissolúveis entre os povos e as culturas, e onde a literatura resplandece como um farol, iluminando as sendas da alma humana.
Espera-se que a obra seja não apenas uma fonte de conhecimento, mas também um convite à contemplação e à descoberta, um testemunho do poder transformador das palavras, que transcendem as fronteiras do tempo e do espaço, guiando-nos rumo a novos horizontes de compreensão e de sabedoria.
Que a jornada que se inicia nestas páginas seja tão enriquecedora e reveladora para o leitor quanto foi para aqueles que a conceberam. Pois, como bem disse o poeta, "nas asas da poesia, voamos além das palavras". Que este livro seja, portanto, um voo rumo ao infinito universo da linguagem e da literatura, onde a beleza e o mistério se encontram e se entrelaçam, convidando-nos a desbravar territórios inexplorados e a desvendar os segredos mais profundos da condição humana.
Que assim seja escrito, e que assim seja lido.

Organizadores: Jader Luís da Silveira e Resiane Paula da Silveira

Autores: Adriano Guedes Carneiro; Ana Maria Sá Martins; Beatriz de Moura Paz; Camilla Machado Cruz; Caroline Leite Araújo; Elisa Sodré Teixeira; Francielli Czelusniak Costa Chepluki; Joana D’arc Silva de Oliveira; Karina Frez Cursino; Lisandra Amparo Ribeiro Pimentel; Lucas Antoszczyszyn; Noel Henrique Bahia Bittencourt; Paula Fabrícia Brandão Aguiar Mesquita; Paulo da Silva Lima; Vinicius José de Souza Costa; Walisson Oliveira Santos; Welistony Câmara Lima; Wellerth Mendes Ribeiro.

Capítulos
Capítulo 1
PROPAGANDAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVO-CRÍTICA E MULTIMODAL
Elisa Sodré Teixeira; Ana Maria Sá Martins; Welistony Câmara Lima

Capítulo 2
GÊNERO E LINGUAGEM: O DISCURSO SOBRE “LINGUAGEM NEUTRA” EM UM MANUAL BRASILEIRO
Camilla Machado Cruz

Capítulo 3
A LEITURA DA LITERATURA INFANTIL PELO OLHAR DAS CRIANÇAS
Francielli Czelusniak Costa Chepluki; Lucas Antoszczyszyn

Capítulo 4
“DO PASSADO E DO FUTURO MISTURADOS NAS RUAS DE ILHÉUS”: A OBRA GABRIELA, CRAVO E CANELA COMO REFLEXÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Joana D’arc Silva de Oliveira; Paula Fabrícia Brandão Aguiar Mesquita

Capítulo 5
A SINGULARIDADE DA MÚSICA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CANÇÃO “SINGULAR” DE ANAVITÓRIA
Noel Henrique Bahia Bittencourt; Beatriz de Moura Paz; Vinicius José de Souza Costa; Wellerth Mendes Ribeiro

Capítulo 6
NUNCA FOMOS CLÁSSICOS: UMA LEITURA DE AULA DE MÚSICA DE PATRÍCIA LINO
Karina Frez Cursino; Adriano Guedes Carneiro

Capítulo 7
A DISSIDÊNCIA DE GÊNERO E OS IMPERATIVOS DE UMA MASCULINIDADE HEGEMÔNICA: DAS DISCURSIVIDADES E DAS SUBJETIVIDADES
Lisandra Amparo Ribeiro Pimentel

Capítulo 8
DRUMMOND E O DESENCANTO DO MUNDO
Walisson Oliveira Santos

Capítulo 9
ANÁLISE DO DISCURSO EM NOTÍCIAS DE JORNAIS PARAENSES QUE VERSAM SOBRE O POVO GAVIÃO NA DÉCADA DE 1980
Caroline Leite Araújo; Paulo da Silva Lima

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !