Educação Democrática: A Arte de Ensinar e Aprender - Volume 3

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-059-9

DOI: 10.5281/zenodo.10864662

Descrição: Este livro, meticulosamente elaborado por mentes dedicadas e comprometidas com a nobre missão de aprimorar o cenário educacional, emerge como uma contribuição significativa para o diálogo contemporâneo sobre os fundamentos da pedagogia e sua interseção com os princípios democráticos.
A docência, pedra angular do edifício educacional, é explorada de maneira aprofundada e ponderada ao longo destas páginas. Os autores, munidos de perspicácia e experiência, desvelam as complexidades inerentes ao ato de ensinar, lançando luz sobre a importância transcendental desse papel na formação do indivíduo e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A obra não se restringe a uma mera análise teórica; pelo contrário, transcende para um plano prático, oferecendo insights valiosos sobre estratégias pedagógicas que promovem não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento integral do aprendiz. A abordagem holística adotada nesta obra ressoa com a necessidade premente de cultivar não apenas mentes aguçadas, mas também cidadãos éticos e participativos.
Ao destacar a importância da educação democrática, os autores enfatizam a necessidade de um ambiente educacional que nutra a diversidade de pensamento, promovendo a inclusão e o respeito pelas múltiplas vozes que compõem o tecido social. A democracia, entendida não apenas como um sistema político, mas como um ethos que permeia o processo educacional, revela-se como um catalisador para a formação de indivíduos críticos, conscientes e comprometidos com a construção de um futuro coletivo mais promissor.
Neste contexto, "Educação Democrática: A Arte de Ensinar e Aprender" emerge como um farol, iluminando caminhos inexplorados e desafiando paradigmas obsoletos. Este é um convite à reflexão e à ação, um chamado para educadores, estudantes e todos os interessados na forja de um horizonte educacional que transcenda as limitações do convencionalismo e abrace a vitalidade da diversidade e da participação ativa.
Que esta obra sirva como guia inspirador para todos aqueles que almejam contribuir para uma sociedade onde o conhecimento seja um farol a iluminar o caminho, a democracia um princípio a ser cultivado, e a educação a ponte que conecta os indivíduos a um futuro coletivo de promissora realização.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Aline Tomaz de Araújo Alves; Ana Aparecida Tavares da Silveira; Bárbara Travassos Barreto; Brena Dantas Calixto; Catarina Barros; Consolat Mensah Gael Kpakpo; Cristiane Medianeira da Silva Reis; Cristina Carvalho; Darcon Sousa; Deise Carla de Brito Pascoal; Fabiana M. Aragão Kupczik; Fernanda Dorneles Vargas; Fernanda Scaciota S. da Silva; Gabriela Gracheki dos Santos; Giulia Vicente Sandi; Grasiela Pereira da Silva; Graziele Aparecida Correa Ribeiro; Ian Neto Bonfim; Ilanna Márnea Araújo Chagas; João Vitor de Souza Ellyan; Johanna Ortíz Zúniga; Karen Moretti da Rosa; Laurinda Ramalho de Almeida; Letícia Vitória Diniz Pereira da Conceição; Lisaura Beltrame; Maria Aparecida Dias; Mariana Pires de Vasconcellos; Marina Bill de Moraes; Nicole Geraldine de Paula Marques Witt; Ninodja Thaysi Barbalho da Silva Souza; Rafael Soares Chaves; Rayka Hinschinck de Paula; Roberlayne de Oliveira Borges Roballo; Rodolfo Chaves; Sára Maria Pinheiro Peixoto; Sofia Ribeiro Garcia Souto Maior; Tiago Fernandes de Souza.

Capítulos
Capítulo 1
ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Rayka Hinschinck de Paula

Capítulo 2
A LÍNGUA INGLESA E SEUS MEIOS DE INSERÇÃO CULTURAL
Gabriela Gracheki dos Santos; Giulia Vicente Sandi

Capítulo 3
USO DA ABORDAGEM CTSA COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO EAD
Graziele Aparecida Correa Ribeiro; Nicole Geraldine de Paula Marques Witt

Capítulo 4
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Rafael Soares Chaves; Aline Tomaz de Araújo Alves; Brena Dantas Calixto; Deise Carla de Brito Pascoal

Capítulo 5
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
Ninodja Thaysi Barbalho da Silva Souza; Ilanna Márnea Araújo Chagas; Sára Maria Pinheiro Peixoto; Ana Aparecida Tavares da Silveira; Maria Aparecida Dias

Capítulo 6
LIVROS DIDÁTICOS, MERCADO EDITORIAL E EDITORES
Marina Bill de Moraes; Roberlayne de Oliveira Borges Roballo

Capítulo 7
AS LACUNAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS APÓS PANDEMIA
Cristiane Medianeira da Silva Reis; Fernanda Dorneles Vargas; Karen Moretti da Rosa; Lisaura Beltrame

Capítulo 8
METÁFORAS COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA: A ESCOLA ONDE QUERO TRABALHAR
Bárbara Travassos Barreto; Catarina Barros; Laurinda Ramalho de Almeida; Mariana Pires de Vasconcellos; Tiago Fernandes de Souza

Capítulo 9
MIGRANTES NA ESCOLA E O ACOLHIMENTO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
Johanna Ortíz Zúniga

Capítulo 10
MUSEUS E PANDEMIA: A INFÂNCIA NO PROCESSO DE REABERTURA PRESENCIAL
Sofia Ribeiro Garcia Souto Maior; Letícia Vitória Diniz Pereira da Conceição; Cristina Carvalho

Capítulo 11
EXPLORANDO POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA
Grasiela Pereira da Silva

Capítulo 12
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO DIDÁTICA ENTRE A EDUCAÇÃO EM TEMPO PARCIAL E A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO AMPLIADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA
Fabiana M. Aragão Kupczik; Fernanda Scaciota S. da Silva

Capítulo 13
PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES E JOVENS SOBRE QUALIFICAÇÃO PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: OS RELATOS DE BENEFICIÁRIOS DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Darcon Sousa; Consolat Mensah Gael Kpakpo

Capítulo 14
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO ACERCA DE DEMONSTRAÇÕES CLÁSSICAS DO TEOREMA DE PITÁGORAS
Ian Neto Bonfim; João Vitor de Souza Ellyan; Rodolfo Chaves

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !