Ciências Sociais e Políticas: Sociedade em Debate - Volume 2

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-054-4

DOI: 10.5281/zenodo.10828348

Descrição: No cenário atual, marcado por complexidades e dinâmicas em constante evolução, a compreensão das Ciências Sociais e Políticas torna-se essencial para a apreensão dos processos sociais, estruturas de poder, bem como para a identificação e proposição de soluções aos desafios enfrentados pela humanidade.
Partindo de uma base teórica sólida e fundamentada em evidências empíricas, os autores apresentam uma abordagem analítica que busca não apenas descrever, mas também questionar, problematizar e propor reflexões críticas sobre os fenômenos sociais e políticos abordados.
Diante das rápidas transformações e complexidades crescentes, compreender os fenômenos sociais e políticos não apenas enriquece nosso conhecimento acadêmico, mas também fornece insights cruciais para abordar os desafios e dilemas que enfrentamos enquanto comunidade global.
Ao destacar temas como identidade, globalização, desigualdade, justiça social, participação cívica e governança, este livro visa contribuir para um diálogo informado e enriquecedor sobre os desafios e possibilidades que enfrentamos como sociedade.
Reconhecemos que as questões sociais e políticas frequentemente provocam perspectivas diversas e até conflitantes. No entanto, é através da troca de ideias e da análise crítica que podemos avançar em direção a soluções mais justas e equitativas. Espera-se que a obra seja uma jornada intelectual que enriqueça nossa compreensão do mundo que habitamos e fortaleça nosso compromisso com a construção de um futuro melhor para todos.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Alessandra de Oliveira Silva; Carlos Matheus Siqueira Monteiro; Cíntia de Lima Bueno; Daniele Correia; Elvira Simões Barreto; Fernanda Ferreira da Silva; Jaqueline da Silva Lima; Juliano Vargas; Kleiton Wagner Alves da Silva Nogueira; Liliam dos Reis Souza Santos; Luana Vythorya Ferreira de Carvalho; Maria Aliny Alves Pereira; Mauricéia Lígia Neves da Costa Carneiro; Nádia Amaro do Carmo; Odislene Gonçalves Camelo; Raíssa Liberal Coutinho; Rebeca Martins Nunes; Vera de Souza Paracampo; Vivian Caroline Broni; Vivian Lúcia Rodrigues de Oliveira; Wanessa Nhayara Maria Pereira Brandão; William Sousa Vilanova.

Capítulos
Capítulo 1
A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE: O PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA PESSOAS IDOSAS (PTIA-UFPI)
Maria Aliny Alves Pereira; Luana Vythorya Ferreira de Carvalho; Cíntia de Lima Bueno; Rebeca Martins Nunes; Mauricéia Lígia Neves da Costa Carneiro

Capítulo 2
O PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
Alessandra de Oliveira Silva

Capítulo 3
PATRULHA MARIA DA PENHA DE ARAPIRACA – ALAGOAS: NOTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE PROGRAMA NA PROTEÇÃO SOCIAL ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Jaqueline da Silva Lima; Elvira Simões Barreto

Capítulo 4
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030
Odislene Gonçalves Camelo

Capítulo 5
A RELAÇÃO SAÚDE E ECONOMIA NO SISTEMA CAPITALISTA:  ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE COM O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL
Liliam dos Reis Souza Santos; Raíssa Liberal Coutinho

Capítulo 6
EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO CAPITALISMO DEPENDENTE BRASILEIRO: UMA INTERPRETAÇÃO À LUZ DA TEORIA SOCIAL CRÍTICA
Kleiton Wagner Alves da Silva Nogueira; Daniele Correia; Vivian Lúcia Rodrigues de Oliveira

Capítulo 7
RACISMO ESTRUTURAL, CAPITALISMO DEPENDENTE E SERVIÇO SOCIAL: SOB OLHARES DE IVONE DA SILVA E CLÓVIS MOURA
Nádia Amaro do Carmo; Wanessa Nhayara Maria Pereira Brandão

Capítulo 8
O ESTADO E A REFORMA TRABALHISTA DE 2017: MEDIDAS NEOLIBERAIS NA REGULAÇÃO LABORAL BRASILEIRA
William Sousa Vilanova; Juliano Vargas

Capítulo 9
EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇA E ADOLESCENTES
Fernanda Ferreira da Silva

Capítulo 10
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA COMO UM PROBLEMA SOCIAL: ORGANISMO SOCIAL COMO PARTE FUNDAMENTAL PARA O ENFRENTAMENTO
Carlos Matheus Siqueira Monteiro; Vera de Souza Paracampo; Vivian Caroline Broni

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !