Tecnologias Educacionais na Educação - Volume 2

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-200-6

DOI: 10.5281/zenodo.15852056

Descrição: Bem-vindo(a) a uma jornada transformadora pelo universo das Tecnologias Educacionais!
Vivemos em um mundo em constante evolução, onde a tecnologia redefine, diariamente, nossas formas de viver, trabalhar e aprender. Nesse contexto dinâmico, a educação precisa acompanhar essas mudanças — e, mais do que isso, deve ser protagonista na integração de novas ferramentas e metodologias. Este eBook foi pensado para ser um guia prático e inspirador sobre como a inovação digital está moldando o presente e o futuro da aprendizagem.
Ao longo destas páginas, você entenderá como as Tecnologias Educacionais estão revolucionando o ensino: da personalização do aprendizado por meio da Inteligência Artificial ao uso da gamificação e das metodologias ativas para engajar os estudantes de forma mais efetiva. Veremos também como lidar com temas cruciais como a cibersegurança no ambiente escolar e a importância do desenvolvimento de competências digitais — habilidades indispensáveis para o século XXI.
Este material foi cuidadosamente elaborado para educadores, gestores, estudantes e famílias que buscam compreender e aplicar, de forma consciente e eficaz, os recursos digitais no contexto educacional. Nosso foco vai além da teoria: queremos apresentar soluções reais, acessíveis e adaptáveis às diversas realidades escolares, promovendo práticas pedagógicas mais envolventes e alinhadas às novas demandas da sociedade.
Discutimos aqui desde as tendências emergentes em EdTech (tecnologia educacional) até a necessidade contínua de formação dos professores na era digital. Abordamos ainda o uso responsável da tecnologia e como ela pode ser uma grande aliada na construção de ambientes de aprendizagem mais inclusivos, colaborativos e inovadores.
A proposta deste eBook é clara: mostrar que a tecnologia não é apenas um recurso adicional, mas sim um agente de transformação na educação. Quando bem aplicada, ela amplia oportunidades, reduz desigualdades e impulsiona o desenvolvimento humano de forma significativa.
Convidamos você a explorar estas páginas com mente aberta e espírito crítico. Aqui, você encontrará inspirações, orientações e estratégias práticas para transformar sua atuação educacional e preparar as novas gerações para um mundo cada vez mais digital, conectado e em constante mudança.
Convidamos você a mergulhar nesta leitura com o olhar aberto e o coração disposto a (re) construir, junto conosco, os alicerces de uma escola mais humana, mais criativa e verdadeiramente significativa. Que este eBook seja um fio a mais na grande tapeçaria da educação que sonhamos — e que já começamos a tecer.
Boa leitura e que esta jornada fortaleça seu papel como agente de inovação na educação!

Organizadores: Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Alberto da Silva Franqueira e Silvanete Cristo Viana

Autores: Adriana Gonçalves Miranda Moraes; Alberto da Silva Franqueira; Alex Junior Grander; Altair Mamare Magalhães; Ana Alice de Rezende Fonseca Theobald; Ana Carla de Oliveira Mata; Ana Carolina Mosimann Koerich; Ana Cláudia de Oliveira Perpétua; Ana Cristina Damasco Marins Monnerat; André Luiz Anor Fayad; Andréa Tavares da Silva Rezende; Andreia Barcelos Ribeiro; Antonieta Alves Morais; Aparecida Toyoko Amano; Arléria Silva; Célia Maria Moreira; Cleia Patricia Rodrigues de Sousa; Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Debora Ataíde Alves Ferreira; Dinair da Cunha Silva; Edney Rodrigues Dutra; Eliete Eustáquio Martins e Oliveira; Elisangelica Melo Portela; Emilia Ana Terra Rigon Guimarães; Fernando Gomes Martins; Flávia Cristina Alves Ventura; Gedson Sutero de Souza; Gislaine Alves Mendonça Souza; Gladys Barbosa de Oliveira; Idalina Treickel Simões do Amaral e Silva; Ionara Alves Salgado; Irene lobo Praxedes; Jaqueline Silva Nery; Joselina Maria da Silva Medeiros; Júlio Cesar Alves da Silva; Kamila Alexandra da Silva Apolinario; Karina da Rosa Silva Figueira; Keller Salvador Viganor; Kênia Soares da Silva; Laiana Oliveira Sales Gonçalves; Laura Gonçalves dos Santos; Leandro Martins de Mellos; Ligia Elaine Dalvi Santolin; Lourdes Miranda Marino; Luciana Monsef Ferreira; Lucirlei Santos Morais Fróes Pereira; Mara Lúcia Dalle Crode Barroso Sartóri; Márcia Magaly Moreira de Miranda; Marcilene Pereira dos Santos; Maria Antônia Moreira Chaves; Maria Aparecida da Cunha; Maria Aparecida Nunes Alves; Maria da Conceição de Souza Catojo; Maria da Glória Silva Meirelles; Maria Eliet Borges de Araujo; Maria Erli de Oliveira Souza; Maria Lúcia Sousa Santos; Mariane Daltro Mariath; Mariza Barbosa de Souza Cotrim; Marli Scartezeni; Meire Ressurreição Costa; Nazaré das Chagas Oliveira Neta; Nelma Mendes Barbosa Soares; Nilma Mendes Barbosa; Nilson Dias dos Santos; Nilson Ferreira dos Santos; Nivaldo Cometti; Núbia Elzira Meireles Guimarães; Olendina Bonet de Queiroz; Patrícia Antunes da Mata de La Iglesias; Polyana Borges Ferreira Santiago; Quézia Corrêa Calixto de Faria; Raquel Garcia Nery; Raquel Pin do Carmo Crevelari; Regina Cristina Costa Moura; Renata Pin Canal; Renilda Correia de Oliveira Santos; Rhuana Carla Mauri Zeferino; Robson Richard Carneiro Oliveira; Romilda Alves Rodrigues Dias; Rosanete Cuzzuol; Sabrina Anizio Lopes; Sara da Costa; Senicleide Gonçalves de Lima Campos; Sérgio Henrique Barros Corrêa; Shirley Rosa Melo Rodrigues; Silêda Lara Alves; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Silvanete Cristo Viana; Simone Faleiro Mendonça; Stefania de Freitas Zefirino Costa; Steffanie Camponez Siqueira Fraga; Tatiana Del Piero Bitti; Tatiane Firme Freitas Bissoli; Thamara Machado Siqueira Parreiras; Vânia Lucia da Costa Silva; Veralucia Sofia Dourado; Wagna Carvalho Resende; Walmir Alves Pereira; Wellington Devens do Nascimento.

Capítulos
Capítulo 1
ENTRE A TELA E A PRÁTICA: O ENCONTRO ENTRE ESTUDANTES, DOCENTES E TUTORES
Ana Alice de Rezende Fonseca Theobald; Antonieta Alves Morais; Célia Maria Moreira; Dinair da Cunha Silva; Karina da Rosa Silva Figueira; Maria Antônia Moreira Chaves; Maria da Glória Silva Meirelles; Polyana Borges Ferreira Santiago; Simone Faleiro Mendonça
DOI: 10.5281/zenodo.15851782

Capítulo 2
DA FORMAÇÃO À PRÁTICA: O EDUCADOR NO CENTRO DAS MUDANÇAS EDUCACIONAIS
Altair Mamare Magalhães; Ana Carla de Oliveira Mata; Dinair da Cunha Silva; Gedson Sutero de Souza; Laiana Oliveira Sales Gonçalves; Marcilene Pereira dos Santos; Maria Antônia Moreira Chaves; Maria da Glória Silva Meirelles; Patrícia Antunes da Mata de La Iglesias
DOI: 10.5281/zenodo.15851792

Capítulo 3
O PAPEL DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE ADULTOS
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Ana Cristina Damasco Marins Monnerat; Aparecida Toyoko Amano; Laiana Oliveira Sales Gonçalves; Maria Lúcia Sousa Santos; Mariza Barbosa de Souza Cotrim; Núbia Elzira Meireles Guimarães; Sabrina Anizio Lopes; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15851794

Capítulo 4
A RESPONSABILIDADE ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS INSTRUCIONAIS DIGITAIS
Silvanete Cristo Viana; Adriana Gonçalves Miranda Moraes; Júlio Cesar Alves da Silva; Leandro Martins de Mellos; Lucirlei Santos Morais Fróes Pereira; Mara Lúcia Dalle Crode Barroso Sartóri; Nilson Dias dos Santos; Raquel Garcia Nery
DOI: 10.5281/zenodo.15851798

Capítulo 5
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA
Márcia Magaly Moreira de Miranda; Ana Cristina Damasco Marins Monnerat; Fernando Gomes Martins; Ionara Alves Salgado; Nilson Ferreira dos Santos; Núbia Elzira Meireles Guimarães; Regina Cristina Costa Moura; Sara da Costa
DOI: 10.5281/zenodo.15851805

Capítulo 6
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: CAMINHOS PARA A GESTÃO DIALÓGICA
Laura Gonçalves dos Santos; Alex Junior Grander; Fernando Gomes Martins; Idalina Treickel Simões do Amaral e Silva; Maria Lúcia Sousa Santos; Nilson Ferreira dos Santos; Nivaldo Cometti; Thamara Machado Siqueira Parreiras
DOI: 10.5281/zenodo.15851827

Capítulo 7
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: INOVAÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Sérgio Henrique Barros Corrêa; Ana Alice de Rezende Fonseca Theobald; Andréa Tavares da Silva Rezende; André Luiz Anor Fayad; Edney Rodrigues Dutra; Lourdes Miranda Marino; Luciana Monsef Ferreira; Veralucia Sofia Dourado
DOI: 10.5281/zenodo.15851833

Capítulo 8
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) COM SUPORTE TECNOLÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI
Alberto da Silva Franqueira; Kênia Soares da Silva; Mariane Daltro Mariath; Nelma Mendes Barbosa Soares; Nilma Mendes Barbosa; Rhuana Carla Mauri Zeferino; Shirley Rosa Melo Rodrigues; Walmir Alves Pereira
DOI: 10.5281/zenodo.15851839

Capítulo 9
IA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Andréa Tavares da Silva Rezende; Edney Rodrigues Dutra; Maria Aparecida da Cunha; Maria Eliet Borges de Araujo; Meire Ressurreição Costa; Nilson Dias dos Santos; Renilda Correia de Oliveira Santos; Senicleide Gonçalves de Lima Campos
DOI: 10.5281/zenodo.15851851

Capítulo 10
PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Elisangelica Melo Portela; Kamila Alexandra da Silva Apolinario; Keller Salvador Viganor; Kênia Soares da Silva; Maria Eliet Borges de Araujo; Meire Ressurreição Costa; Nazaré das Chagas Oliveira Neta; Nelma Mendes Barbosa Soares; Nilma Mendes Barbosa
DOI: 10.5281/zenodo.15851863

Capítulo 11
CURRÍCULO ESCOLAR E RESISTÊNCIA TECNOLÓGICA
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Gladys Barbosa de Oliveira; Irene lobo Praxedes; Kamila Alexandra da Silva Apolinario; Laiana Oliveira Sales Gonçalves; Marli Scartezeni; Romilda Alves Rodrigues Dias; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Wagna Carvalho Resende
DOI: 10.5281/zenodo.15851877

Capítulo 12
CURRÍCULO COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO
Gedson Sutero de Souza; Andreia Barcelos Ribeiro; Gislaine Alves Mendonça Souza; Marli Scartezeni; Stefania de Freitas Zefirino Costa; Steffanie Camponez Siqueira Fraga; Tatiane Firme Freitas Bissoli; Wagna Carvalho Resende
DOI: 10.5281/zenodo.15851879

Capítulo 13
CENÁRIOS VIRTUAIS: CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE AMBIENTES EDUCACIONAIS
Olendina Bonet de Queiroz; Ana Cláudia de Oliveira Perpétua; Irene lobo Praxedes; Jaqueline Silva Nery; Joselina Maria da Silva Medeiros; Laiana Oliveira Sales Gonçalves; Maria Aparecida Nunes Alves; Silêda Lara Alves; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15851884

Capítulo 14
TRANSFORMAÇÕES NA LIDERANÇA ESCOLAR COM O ADVENTO DO E-LEARNING
Emilia Ana Terra Rigon Guimarães; Jaqueline Silva Nery; Joselina Maria da Silva Medeiros; Maria Aparecida Nunes Alves; Quézia Corrêa Calixto de Faria; Raquel Pin do Carmo Crevelari; Renata Pin Canal; Silêda Lara Alves; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15851888

Capítulo 15
A INCLUSÃO TECNOLÓGICA COMO DESAFIO PEDAGÓGICO
Ana Alice de Rezende Fonseca Theobald; Ana Carla de Oliveira Mata; Ligia Elaine Dalvi Santolin; Olendina Bonet de Queiroz; Patrícia Antunes da Mata de La Iglesias; Rosanete Cuzzuol; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Tatiana Del Piero Bitti; Wellington Devens do Nascimento
DOI: 10.5281/zenodo.15851898

Capítulo 16
CURRÍCULO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO
Ana Carolina Mosimann Koerich; Arléria Silva; Cleia Patricia Rodrigues de Sousa; Debora Ataíde Alves Ferreira; Eliete Eustáquio Martins e Oliveira; Flávia Cristina Alves Ventura; Maria da Conceição de Souza Catojo; Maria Erli de Oliveira Souza; Vânia Lucia da Costa Silva
DOI: 10.5281/zenodo.15851900

Capítulo 17
DA AUTOMATIZAÇÃO À HUMANIZAÇÃO: O NOVO PERFIL DO EDUCADOR
Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Arléria Silva; Cleia Patricia Rodrigues de Sousa; Debora Ataíde Alves Ferreira; Eliete Eustáquio Martins e Oliveira; Flávia Cristina Alves Ventura; Maria da Conceição de Souza Catojo; Maria Erli de Oliveira Souza; Vânia Lucia da Costa Silva
DOI: 10.5281/zenodo.15851902

Capítulo 18
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS DO DESIGN THINKING
Robson Richard Carneiro Oliveira
DOI: 10.5281/zenodo.15851904



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !