Produção Acadêmica de Estudantes e Professores do Curso de Pós Graduação em Fundamentos e Ensino de Matemática da FADIMAB

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-83668-01-1

DOI: 10.5281/zenodo.15844148

Descrição: É com grande satisfação que apresentamos a obra Produção Acadêmica de Estudantes e Professores do Curso de Pós-Graduação em Fundamentos e Ensino de Matemática da FADIMAB, um compêndio que expressa o compromisso da instituição com a qualidade da formação docente e com o fortalecimento da pesquisa no campo do ensino de matemática.
O livro reúne quatro monografias desenvolvidas por estudantes do curso de pós-graduação, cada uma refletindo diferentes perspectivas e abordagens metodológicas voltadas ao ensino e à aprendizagem da matemática. Os trabalhos apresentados não apenas evidenciam a seriedade acadêmica dos autores, como também contribuem significativamente para o debate sobre inovação, recursos didáticos e avaliação educacional no contexto da educação matemática.
No primeiro capítulo, Jogos digitais no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo bibliográfico, o leitor é convidado a refletir sobre o potencial dos recursos tecnológicos e suas aplicações pedagógicas em sala de aula. Em seguida, o segundo capítulo, Jogando também se aprende: uma revisão sistemática sobre o uso de jogos matemáticos no ensino fundamental, aprofunda a discussão ao explorar evidências científicas sobre os impactos positivos da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem.
O terceiro capítulo, Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI): uma análise comparativa, propõe uma investigação teórico-metodológica que permite ao leitor compreender os fundamentos psicométricos que sustentam diferentes formas de avaliação educacional. Por fim, o quarto capítulo, Explorando elementos geométricos dos sólidos: um estudo por meio de softwares de realidade aumentada, apresenta uma proposta inovadora de ensino de geometria espacial com o uso de tecnologias emergentes.
Esta coletânea representa o esforço coletivo de docentes e discentes em produzir conhecimento relevante, fundamentado e comprometido com as demandas contemporâneas da educação. Esperamos que esta publicação possa inspirar professores, pesquisadores e estudantes interessados na construção de práticas pedagógicas mais eficazes, inclusivas e conectadas com as transformações do nosso tempo.
- Boa leitura!
- Os organizadores da Obra

Organizadores: Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva; José Vieira da Silva e Iran Rodrigues de Oliveira

Autores: Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva; Iran Rodrigues de Oliveira; José Ricardo da Silva Sousa; José Vieira da Silva; Lucivaldo Gomes de Souza; Maria Cristiane dos Reis de Albuquerque Silva; Soraia Braz Mendes Miranda; Telma M. de Souza Silva.

Capítulos
A JOGOS DIGITAIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Maria Cristiane dos Reis de Albuquerque Silva; Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva; Iran Rodrigues de Oliveira; José Vieira da Silva

JOGANDO TAMBÉM SE APRENDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
José Ricardo da Silva Sousa; Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva; Iran Rodrigues de Oliveira; José Vieira da Silva

TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES (TCT) E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI): UMA ANÁLISE COMPARATIVA
Lucivaldo Gomes de Souza; Iran Rodrigues de Oliveira; José Vieira da Silva; Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva; Telma M. de Souza Silva

EXPLORANDO ELEMENTOS GEOMÉTRICOS DOS SÓLIDOS: UM ESTUDO POR MEIO DE SOFTWARES DE REALIDADE AUMENTADA
Soraia Braz Mendes Miranda; Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva; Iran Rodrigues de Oliveira; José Vieira da Silva



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !