Educação em Perspectiva: Reflexões e Práticas para o Ensino Contemporâneo - Volume 2

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-191-7

DOI: 10.29327/5568599

Descrição: O e-book "Educação em Perspectiva: Reflexões e Práticas para o Ensino Contemporâneo – Volume 02" nasce como uma proposta de diálogo e reflexão crítica sobre os múltiplos caminhos que a educação tem percorrido diante das transformações sociais, culturais e tecnológicas do século XXI. Esta obra coletiva reúne textos produzidos por educadores, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas, comprometidos com uma formação pedagógica sólida, ética e sensível às demandas da atualidade.
A partir de uma perspectiva interdisciplinar, os capítulos abordam temas centrais para a prática docente e para a organização das políticas e das ações educacionais. Entre os assuntos discutidos estão os desafios da educação digital, os direitos humanos, a saúde mental de professores, a inclusão escolar, o enfrentamento ao bullying, o uso de jogos na aprendizagem, a inteligência artificial, entre outros. 
Este segundo volume dá continuidade à proposta iniciada na primeira edição do e-book, consolidando-se como um espaço de partilha de saberes, vivências e estratégias pedagógicas inovadoras. Mais do que reunir textos acadêmicos, a obra assume o compromisso de inspirar novas práticas e fomentar debates que ampliem os horizontes da educação brasileira, especialmente em tempos de intensas transformações sociais, culturais e tecnológicas.
Destinado a educadores, estudantes, gestores, pesquisadores e demais interessados pela área da educação, este e-book é também um convite à escuta, à empatia e à reinvenção. Que cada leitura seja uma oportunidade de ampliar olhares, revisitar práticas e reafirmar o papel social da escola na construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática.
Desejamos a você uma excelente leitura!

Organizadores: Alex Quirino dos Santos; André Costa da Silva; César Bezerra Marinho; Janaina Santana da Costa; Márcia Jakeline de Almeida e Wivianne Fonseca da Silva Almeida

Autores: Adriana Crestani Zwan Schoffen; Alex Quirino dos Santos; Anderson César Ramos da Luz Carvalho; André Costa da Silva; Carlos Eduardo de Sousa Santos; César Bezerra Marinho; Danyella Barbosa de Morais Campos; Edimar Fonseca da Fonseca; Eduardo Nunes Silva; Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento; Fabrícia Nunes de Jesus; Francisco Lima Mota; Gracielle Almeida de Aguiar; Janaina Santana da Costa; Janete Aparecida Klein; Josélia dos Santos Paixão; Josimaria do Nascimento Cesar; Letícia Leite Rodrigues; Luciana Leite Pereira Amaral; Lowyse Bertholda Santos Farias; Márcia Jakeline de Almeida; Marcos André Trindade da Silva; Patrícia Cristina Cavalcante; Rafaella Rodrigues da Silva Manfrenatti; Rayane Emanuelle De Oliveira Valentim; Wivianne Fonseca da Silva Almeida.

Capítulos
Capítulo 1
REDES SOCIAIS, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL
Eduardo Nunes Silva; Josimaria do Nascimento Cesar; Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento

Capítulo 2
INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CURRICULARES
Wivianne Fonseca da Silva Almeida 

Capítulo 3
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES A PARTIR DE PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
Janaina Santana da Costa; Letícia Leite Rodrigues 

Capítulo 4
ESCOLA E INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO PLURAL 
Francisco Lima Mota

Capítulo 5
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENFRENTAMENTO AO BULLYING 
NO CONTEXTO ESCOLAR
César Bezerra Marinho; Gracielle Almeida de Aguiar

Capítulo 6
SOCIOEDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI:  CONCEPÇÕES TEÓRICAS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS
Gracielle Almeida de Aguiar

Capítulo 7
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS PEDAGÓGICOS E INSTITUCIONAIS
Marcos André Trindade da Silva

Capítulo 8
SAÚDE MENTAL NA DOCÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE O SOFRIMENTO PSÍQUICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Rayane Emanuelle de Oliveira Valentim; Patrícia Cristina Cavalcante; André Costa da Silva; Janaina Santana da Costa; Adriana Crestani Zwan Schoffen

Capítulo 9
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE BNCC: ADAPTAÇÕES E RESISTÊNCIAS
Edimar Fonseca da Fonseca; Josélia dos Santos Paixão; Luciana Leite Pereira Amaral

Capítulo 10
GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM: O USO DE JOGOS DIGITAIS E ANALÓGICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ATIVA
Alex Quirino dos Santos; Edimar Fonseca da Fonseca; Fabricia Nunes de Jesus; Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento

Capítulo 11
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS EMERGENTES
Eduardo Nunes Silva; Janete Aparecida Klein; Márcia Jakeline de Almeida

Capítulo 12
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA EAD: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
Rafaella Rodrigues da Silva Manfrenatti

Capítulo 13
DESVENDANDO A LÓGICA E A PSICOLOGIA DA COMUNIDADE SURDA: RELAÇÃO ENTRE AS EMOÇÕES E O COMPORTAMENTO DE SURDOS E OUVINTES NA COMUNICAÇÃO EM LIBRAS
Carlos Eduardo de Sousa Santos; Lowyse Bertholda Santos Farias; Danyella Barbosa de Morais Campos

Capítulo 14
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA DIANTE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Anderson César Ramos da Luz Carvalho

Capítulo 15
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O LETRAMENTO DIGITAL E A CULTURA DOS MULTILETRAMENTOS
Anderson César Ramos da Luz Carvalho

REFLEXÕES FINAIS

SOBRE OS AUTORES

SOBRE OS ORGANIZADORES



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !