Do Digital ao Humano: Inteligência Artificial, Metodologias Ativas e o Cérebro que aprende

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-190-0

DOI: 10.5281/zenodo.15594757

Descrição: Em um cenário educacional em constante transformação, marcado pela presença crescente da tecnologia e pela necessidade urgente de reduzir desigualdades, surge a demanda por um novo olhar sobre os processos de ensino e aprendizagem. Este livro, intitulado Do Digital ao Humano: Inteligência Artificial, Metodologias Ativas e o Cérebro que aprende, é resultado de uma reflexão profunda sobre os desafios contemporâneos da educação e as possibilidades que emergem da integração entre inovação tecnológica, práticas pedagógicas ativas e os avanços das ciências cognitivas.
A obra está organizada em cinco capítulos que se entrelaçam para oferecer ao leitor uma visão abrangente, crítica e propositiva sobre o uso da tecnologia e das metodologias inovadoras em prol de uma educação mais inclusiva, significativa e eficiente.
O primeiro capítulo explora a inteligência artificial na educação como uma ferramenta promissora para personalizar o ensino e reduzir desigualdades no rendimento escolar, ao mesmo tempo em que levanta questões éticas e pedagógicas importantes sobre seu uso.
No segundo capítulo, o foco recai sobre a qualidade na educação e o uso das metodologias ativas, analisando como essas abordagens podem promover o protagonismo do aluno, a aprendizagem significativa e o engajamento nas salas de aula do século XXI.
O terceiro capítulo discute a gestão escolar diante dos desafios da evasão e abandono escolar, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA), refletindo sobre estratégias que visem à permanência e ao pertencimento dos estudantes nesse contexto.
O quarto capítulo apresenta um panorama da evolução e das características dos ambientes e-learning, abordando suas potencialidades, limitações e implicações para o planejamento pedagógico em tempos de ensino híbrido e educação remota.
Por fim, o quinto capítulo aprofunda o diálogo entre neurociência e integração tecnológica, analisando como o entendimento sobre o funcionamento cerebral pode subsidiar a construção de práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas aos processos naturais de aprendizagem.

Organizadores: Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa; Ítalo Martins Lôbo e Adilson Lima Pereira

Autores: Cleonice José da Fonseca; Erinaldo Bezerra da Silva; Fábio José de Araújo; Flávia Silva de Souza Batista; Francilene Rodrigues Mendes; Ítalo Martins Lôbo; Ivanilda de Argolo Gomes; Jader da Silva Cordeiro; José Leônidas Alves do Nascimento; Marcia Crispim Araújo de Moraes; Maria Analice de Araujo Albuquerque; Mariela Viviana Motecinos Vergara; Rejane da Silva Amaral; Renata Cristina de Oliveira Araújo; Rosana Corrêa Paim; Shirlen Mac Lane Rocha Ramos; Sirlene Cristina de Almeida Siqueira; Valdice Crispim Araújo de Moraes; Verledi Daiana da Silva Hein; Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa; Zilda Alves Vieira.

Capítulos
Capítulo 1
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: Uma ferramenta para reduzir desigualdades no rendimento escolar
Fábio José de Araújo

Capítulo 2
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E USO DAS METODOLIGAS ATIVAS
Shirlen Mac Lane Rocha Ramos; Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa; Ítalo Martins Lôbo; Cleonice José da Fonseca; Renata Cristina de Oliveira Araújo; Sirlene Cristina de Almeida Siqueira

Capítulo 3
GESTÃO ESCOLAR: Desafios para Combater e Diminuir o Abandono e a Evasão    Escolar na Educação de Jovens e Adultos
Marcia Crispim Araújo de Moraes; Valdice Crispim Araújo de Moraes; Francilene Rodrigues Mendes; Rosana Corrêa Paim; Rejane da Silva Amaral; Ivanilda de Argolo Gomes

Capítulo 4
A EVOLUÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DOS AMBIENTES E-LEARNING
Flávia Silva de Souza Batista; Mariela Viviana Motecinos Vergara; José Leônidas Alves do Nascimento; Jader da Silva Cordeiro; Ítalo Martins Lôbo; Maria Analice de Araujo Albuquerque

Capítulo 5
NEUROCIÊNCIA E SUA INFLUÊNCIA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO
Flávia Silva de Souza Batista; Francilene Rodrigues Mendes; Ítalo Martins Lôbo; Verledi Daiana da Silva Hein; Zilda Alves Vieira; Erinaldo Bezerra da Silva



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !