Práticas laboratoriais para o ensino de Álgebra: sob o olhar do licenciando em Matemática - Volume 1

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-124-4

DOI: 10.5281/zenodo.15380424

Descrição:
A beleza da matemática só se mostra a seguidores mais pacientes.
Maryam Mirzakhani (2014)

E, de repente, a história de um fazer pedagógico no chão de um laboratório de matemática, foi materializado. Claro que não! Hoje, esse livro, que organiza atividades experimentais vivenciadas na disciplina de Laboratório de Ensino de Álgebra (LEAl), é resultado de imersão laboriosa com recurso manipulativo e aprofundamento teórico e metodológico por licenciandos sob a confiante orientação de uma professora dedicada. 
Com esse tema, abrimos caminho para muitos jovens pesquisadores que buscam ou buscarão trilhar os caminhos da formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, na perspectiva de pesquisas e práticas laboratoriais no contexto acadêmico do laboratório de matemática organizadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), na Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Práticas laboratoriais surge como uma referência para professores, pesquisadores e comunidade acadêmica que pensam o conteúdo de matemática, ante os grandes desafios do ensino e da formação de professores da Educação Básica, como uma ciência experimental e dinâmica para a formação de cidadãos. Essas orientações, fundamentadas e organizadas, procurou apresentar alguns conteúdos de Álgebra mais que uma ferramenta ou números, mas como conceitos dinâmicos e manipulativos. 
O conjunto de textos, resultante de estudos e pesquisas aprofundadas pelos autores dos capítulos, vai dar subsídios e indicações metodológicas aos professores de Matemática que irão contribuir para a melhoria da qualidade do ensino dessa disciplina na escola sob a perspectiva de atividades experimentais. Possa então, a leitura de – PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA: sob o olhar do licenciando em Matemática – através de suas orientações inovadoras e de eficácia das experiências de ensino analisadas nos capítulos, desencadear, junto aos nossos professores e futuros professores, um processo de ensino e aprendizagem da Matemática capaz de transformar as estruturas deste ensino em nossas escolas. 
Agradeço carinhosamente o convite para escrever este prefácio e diante do exposto, recomendo a leitura desta obra. 
- Profa. Dra. Ana Cláudia Mendonça Pinheiro
- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral

Organizadores: Ana Carolina Costa Pereira; Lívia Bezerra de Alencar; Pedro Henrique Sales Ribeiro e Joelma Nogueira dos Santos

Autores: Amanda Cardoso Benicio de Lima; Cícero Moreira Hitzschky Filho; Daniel da Silva Rocha; Felipe Macedo de Oliveira Silva; Francimar Miguel da Silva Junior; Francisco Hemerson Brito da Silva; Guilherme da Silva Pereira; Kawoana da Costa Soares; Maria Larissa da Silva Sales; Pedro Guilherme Mourão Braga; Sabrina de Sousa Paulino; Verusca Batista Alves; Vinicius de Sousa Paula; Wallyson Batista Sampaio.

Capítulos
Capítulo 1
Missão Equilíbrio
Amanda Cardoso Benicio de Lima e Pedro Guilherme Mourão Braga

Capítulo 2
Matrizes em caixas
Felipe Macedo de Oliveira Silva e Vinicius de Sousa Paula

Capítulo 3
Estudo de sequência numérica por meio da Torre de Hanói
Francimar Miguel da Silva Junior e Guilherme da Silva Pereira

Capítulo 4
Analisando Caminhos com o Geoplano
Sabrina de Sousa Paulino e Cícero Moreira Hitzschky Filho

Capítulo 5
O Quadrado da Soma e da Diferença
Pedro Henrique Sales Ribeiro, Daniel da Silva Rocha e Wallyson Batista Sampaio

Capítulo 6
Dominó Algébrico
Francisco Hemerson Brito da Silva

Capítulo 7
O Cubo da Soma
Pedro Henrique Sales Ribeiro, Daniel da Silva Rocha e Verusca Batista Alves

CONHECENDO OS ORGANIZADORES

CONHEÇA OS AUTORES



#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !