ISBN: 978-65-6009-170-2
DOI: 10.29327/5529856
Descrição: O processo educacional está em constante evolução, impulsionado pelo avanço da tecnologia e novas abordagens pedagógicas. Este e-book aborda temas essenciais para o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras e inclusivas, como o uso de tecnologias digitais, a inteligência artificial e as metodologias ativas de ensino. A seguir, são apresentados os capítulos que exploram diferentes aspectos desse universo, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos.
Este e-book apresentou uma visão abrangente sobre como as inovações tecnológicas, como a inteligência artificial, as tecnologias digitais e os recursos multimídias, podem transformar a educação. A integração dessas ferramentas e metodologias pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornar as aulas mais inclusivas e colaborativas, além de preparar os alunos para os desafios do futuro. Espera-se que os temas abordados inspirem educadores e gestores escolares a explorar novas possibilidades e práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais eficaz e sustentável.
Organizadores: Luis Humberto Caparroz; Daiane de Lourdes Alves Velho; Milena Vuaden; Paulo Edson Cutrim Silva; Joseane Nascimento Lima da Silva Ângelo
Autores: Alessandra da Silva Oliveira; Alexsandra Tomaz de Sousa Almeida; Aline Esprendor; Clea Alencar de Amorim Gomes; Dulcinéia Ruy Nossa; Ednaldo Cardoso de Morais; Estevânia Cruz Teixeira; Letícia Mota Mundim; Milena Vuaden; Regina Pena Mota Mundim; Rosenir Silva da Costa Sampaio; Selma Santos da Silva; Sérgio Luiz Soares Mendonça; Wilma Rosana de Oliveira Corrêa.
Capítulos
Capítulo 1
ESCOLAS COMO ESPAÇOS DE CONSUMO CONSCIENTE: REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Alexsandra Tomaz de Sousa Almeida
Capítulo 2
INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO
Regina Pena Mota Mundim
Capítulo 3
AS CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Letícia Mota Mundim
Capítulo 4
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AUTONOMIA E MEDIAÇÃO NO ENSINO DIGITAL
Milena Vuaden
Capítulo 5
TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: POTENCIALIZANDO O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS
Selma Santos da Silva
Capítulo 6
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E TECNOLOGIA: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO AMBIENTE EDUCACIONAL
Aline Esprendor; Estevânia Cruz Teixeira; Rosenir Silva da Costa Sampaio
Capítulo 7
RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS PARA O ENSINO CONTEMPORÂNEO
Ednaldo Cardoso de Morais
Capítulo 8
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: CONTRIBUIÇÕES DA TAXIONOMIA DE BLOOM E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO
Clea Alencar de Amorim Gomes
Capítulo 9
GERAÇÃO SCREENAGERS E EDUCAÇÃO
Alessandra da Silva Oliveira
Capítulo 10
RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO
Sérgio Luiz Soares Mendonça
Capítulo 11
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EFICAZ
Dulcinéia Ruy Nossa
Capítulo 12
A RELAÇÃO ENTRE A TECNOLOGIA, AS NOVAS METODOLOGIAS, O CURRÍCULO ESCOLAR E A INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO FOCADO NA FERRAMENTA PADLET E NO EXPERIMENTO “COMPETIÇÃO DE PROJETOS ESTRUTURAIS”
Wilma Rosana de Oliveira Corrêa
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK