ISBN: 978-65-6009-171-9
DOI: 10.5281/zenodo.15282514
Descrição: A educação no século XXI enfrenta um cenário de constante transformação, impulsionado pela rápida evolução tecnológica e pelas demandas de uma sociedade cada vez mais globalizada. Nesse contexto, a integração da tecnologia no ensino se torna uma necessidade urgente, abrindo um leque de oportunidades para aprimorar o processo de aprendizagem e preparar os alunos para os desafios do futuro.
A tecnologia oferece ferramentas poderosas para personalizar o ensino, adaptando o conteúdo e o ritmo de aprendizagem às necessidades individuais de cada aluno. Plataformas online, aplicativos e softwares educacionais permitem criar trilhas de aprendizagem personalizadas, identificar as dificuldades de cada aluno e oferecer suporte individualizado.
Além disso, a tecnologia torna o aprendizado mais interativo e engajador. Jogos educativos, simulações e realidade virtual transportam os alunos para ambientes virtuais imersivos, onde podem explorar conceitos e aplicar seus conhecimentos de forma prática e divertida.
A tecnologia também democratiza o acesso à informação e ao conhecimento. Plataformas online, bibliotecas digitais e recursos educacionais abertos oferecem um vasto acervo de conteúdos, permitindo que os alunos explorem diferentes áreas do conhecimento e desenvolvam sua curiosidade.
No entanto, a integração da tecnologia no ensino também apresenta desafios. A desigualdade de acesso à tecnologia é um obstáculo que precisa ser superado para garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. A formação de professores é outro ponto crucial, pois os educadores precisam estar preparados para utilizar as tecnologias de forma eficaz em sala de aula.
A segurança e a privacidade dos dados dos alunos também são preocupações importantes. É preciso garantir que as informações dos alunos sejam protegidas e que o ambiente online seja seguro. Além disso, é preciso equilibrar o uso de dispositivos digitais com outras atividades importantes, como o contato humano e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
O futuro da educação está intimamente ligado à tecnologia. A inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada, a aprendizagem baseada em jogos e a aprendizagem online e híbrida são algumas das tendências que prometem transformar o ensino nos próximos anos.
Para aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia na educação, é preciso adotar uma abordagem centrada no aluno, desenvolver habilidades do século XXI e promover a colaboração entre escolas, famílias, empresas e a sociedade civil.
Boa leitura!
Organizadores: Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Alberto da Silva Franqueira e Silvanete Cristo Viana
Autores: Adriana Apolinária Ferrarez Gôlo; Adriane Bernardi; Adriano de Souza Alves; Adriele de Goes Vieira; Agda Mara Ramos; Alessandra Barboza Barros Almeida; Alicyellen Brum Vieira; Aline Ariane Feitosa da Silva; Aline Rodrigues de Amorim Eler Pratti; Ana Flávia Elói da Silva Alves; Ana Paula Amaro Ribeiro; Ana Paula Oliveira; Ana Paula Pereira Prado; Anderson Barbosa; Andreia Cristina Rodrigues Pires; Andresa Furtado Schmitz Rebelo; Andreza Bastos Bartz Nogueira da Fonseca; Ângela Nunes Pinheiro; Annelise Diniz Ribeiro Firmo; Antônio Carlos Victor Amaral; Armstrong Pereira de Almeida; Aurinéa Moreira Cordeiro; Bárbara Sales Borges Pereira; Bruno Harley Monteiro Abiorana; Bruno Sella Beti; Camila Noleto Guimarães Talon; Carmem Lucia Queiroz Conceição; Célio Bispo de Souza; Cícero Alexandro Diniz Rodrigues; Claudia Alves Menezes; Claudia da Silva Lima Vieira; Cláudia Felipe Matias Sbroglia; Cledir Rocha Pereira; Cristina Silva dos Santos; Daiane Vilela de Rezende Tavares; Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Daniela Rosa de Oliveira Souza; Delma Aparecida Ferreira; Divina Aparecida Miranda Gonçalves;; Djane Mineiro Lira Roque; Ednilson Hilário dos Santos; Elis Regina Maria de Oliveira Carmo Ramos Mota; Emily Silva Maciel Serrano; Érica Rafaela dos Santos Campos; Fablicia Érica Laborda Tavares; Fernanda Azevedo Pupim; Francineide de Oliveira Dias Pontes; Francisco das Chagas da Silva Nelço; Francisco Jorge Bezerra de Souza; Francisco Rodrigues de França Filho; Gilmara Benício de Sá; Gilson Pereira de Sousa; Glaucilaine Rodrigues de Melo; Glaucimeiry Teixeira da Silva; Gleiciene Moreira da Silva Pires; Gleidys Sharny da Silva Costa; Graziella Alves Costa; Helane Liege Belisario Pinto Ambrozim; Ione dos Reis Rabêlo Rosa; Iranilda de Argôlo Gomes; Jacira Gomes de Oliveira Souza; Janeydes Alves Pereira Gaspar; Jaqueline Aparecida Gomes Cardoso Simião; Jaqueline Aparecida Lemos; Jaqueline Borges de Noronha; João Moura Leal Filho; Joelma Barbosa da Silva; Joice Meire Rodrigues; Jordana Thompson Silva Santos; José Wellgton do Nascimento; Joseli Maria Silva de Lima; Juliana de Cássia Aparecida Marinho; Juliana Maronitti Rodrigues; Juliane Boito Bavaresco; Junia Belisario Pinto; Kátia dos Santos Santana Zanato; Katilene Penha Oliveira; Kayla Alcantara Mazzei; Kelly Cristina Facchi Scudeller; Kelly Cristina Soares Dias; Lara Aline Quintela Ramos Rocha; Leonardo Rodrigues Leite; Lislei Maria da Silveira Arantes; Lizziane Louredo de Melo Carmo; Lourdes Miranda Marino; Luciana Antéria Gonçalves dos Reis; Luciana de Carvalho Alves Porto; Luciano Gabriel dos Santos; Lucimara Saboia Wistuba; Lucinéia Ambrosim; Luiz Cândido Clementino;; Luzherminia Carvalho Lima; Lyvia Christine Wetterling dos Santos; Maksander Pedrada Merlo; Marcela Sanches; Marcelo Moreira de Oliveira; Márcia Maria de Fátima Pereira Soares; Márcia Maria dos Santos; Márcia Regina Andrade Braga; Marciane Dias dos Santos; Margarete Farias Leite Brito; Maria Aparecida da Cunha; Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes; Maria das Graças Mamede Cecilio Ramalho; Maria de Lurdes Rezende Silva; Maria Edvania da Silva; Maria Gabriela Pereira da Silva; Maria Letícia Vieira; Maria Luiza da Silva; Mariane Meduna; Marilene Rodrigues Martins; Marisa Junia Geremias; Marlene Carvalho Alves de Almeida; Marli Teresinha Primão Tibola; Marluce de Carvalho Alves dos Santos; Miguel Angelo Freire; Morganna Hensel Sant’ Anna; Natália Cristine da Silva Jaques; Nayene Gomes Almeida Moura; Naylla Oliveira da Rocha; Neide Rosa Miranda Magalhães; Nilsa Andrea dos Santos; Nilson Ferreira da Silva; Nivea Pereira Couto; Nubya Oliveira da Rocha; Olímpio José dos Santos; Olivia da Silveira Borges Bastos; Patrícia Almeida de Oliveira; Patrícia da Silva Nali; Patrícia de Jesus Leão Torres; Patrícia Mara de Figueiredo; Patricia Queiroz Barboza;; Rafael Crizanto de Sousa Silva; Ramon Vinícius Coutinho Ferreira; Regina Maria da Silva Souza; Renata Neres dos Santos; Reuber Araújo Silva; Roberto Carlos Cipriani; Robson Storch; Rodrigo Vieira Ribeiro; Rogério Antonio dos Santos; Rogério dos Santos Ferreira; Romilton Pereira da Costa; Rosana Medeiros Soares Rodrigues; Rosana Oliveira Freitas Trindade; Rosângela Nunes Brito; Roseli Barreto da Silva; Rosimar Flegler Cesar Cometti; Rubênia Roriz da Silva Candido; Sabrina Anizio Lopes; Samira de Abreu Mafra; Sandra de Oliveira Botelho; Sandra Márcia de Oliveira Silva; Sandra Marcia de Souza; Sebastião Cezar Rodrigues; Sergio Akira Matsubara Junior; Silvana Araujo da Silva; Silvana Maria Aparecida Viana Santos; Silvia de Sousa Pereira; Simone Faleiro Mendonça; Simone Stela de Oliveira Felter; Talitha Alves Carvalho Gonçalves; Tatiana Maria Lima da Conceição; Taynara Marcondes de Liz; Telma Pacheco Ferreira; Valdir da Cunha; Vera Lúcia Gonçalves Lédo; Walkyria Maria de Menezes; Wandeson Silva de Moura; Wanessa Rodrigues Mendonça Alves; Wilson Bezerra dos Santos,
Capítulos
Capítulo 1
AMBIENTE DIGITAL NA EDUCAÇÃO: EVOLUÇÃO, BENEFÍCIOS E RISCOS
Roberto Carlos Cipriani; Adriele de Goes Vieira; Ana Paula Oliveira; Cristina Silva dos Santos; Francisco Rodrigues de França Filho; Roseli Barreto da Silva; Samira de Abreu Mafra; Sebastião Cezar Rodrigues
DOI: 10.5281/zenodo.15272819
Capítulo 2
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: DEFINIÇÃO, APLICAÇÕES E O PAPEL DO PROFESSOR
Anderson Barbosa; Agda Mara Ramos; Iranilda de Argôlo Gomes; Juliana de Cássia Aparecida Marinho; Maksander Pedrada Merlo; Patrícia de Jesus Leão Torres; Roberto Carlos Cipriani; Robson Storch
DOI: 10.5281/zenodo.15272823
Capítulo 3
A CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E INCLUSÃO
Aline Rodrigues de Amorim Eler Pratti; Érica Rafaela dos Santos Campos; Francisco Rodrigues de França Filho; João Moura Leal Filho; Joseli Maria Silva de Lima; Márcia Maria dos Santos; Reuber Araújo Silva; Sergio Akira Matsubara Junior
DOI: 10.5281/zenodo.15272828
Capítulo 4
A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERAÇÃO E DESAFIOS
Fernanda Azevedo Pupim; Bruno Harley Monteiro Abiorana; Cícero Alexandro Diniz Rodrigues; Juliana Maronitti Rodrigues; Luciana Antéria Gonçalves dos Reis; Lucimara Saboia Wistuba; Mariane Meduna; Neide Rosa Miranda Magalhães; Simone Faleiro Mendonça
DOI: 10.5281/zenodo.15272834
Capítulo 5
O BRINCAR COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO: ASPECTOS SENSORIAIS, COGNITIVOS, SOCIAIS E TECNOLÓGICOS
Gilson Pereira de Sousa; Adriana Apolinária Ferrarez Gôlo; Andresa Furtado Schmitz Rebelo; Graziella Alves Costa; Kayla Alcantara Mazzei; Maria Gabriela Pereira da Silva; Morganna Hensel Sant’ Anna; Rodrigo Vieira Ribeiro
DOI: 10.5281/zenodo.15272836
Capítulo 6
DO TRADICIONAL AO DIGITAL: Transformações Curriculares com Mídias Inovadoras
Jacira Gomes de Oliveira Souza; Gleidys Sharny da Silva Costa; Lourdes Miranda Marino; Luzherminia Carvalho Lima; Lyvia Christine Wetterling dos Santos; Patrícia de Jesus Leão Torres; Roberto Carlos Cipriani; Talitha Alves Carvalho Gonçalves
DOI: 10.5281/zenodo.15272842
Capítulo 7
A EDUCAÇÃO EM REDE: O Papel da Aprendizagem Colaborativa
Talitha Alves Carvalho Gonçalves; Antônio Carlos Victor Amaral; Juliane Boito Bavaresco; Maria Edvania da Silva; Olivia da Silveira Borges Bastos; Roberto Carlos Cipriani; Rosana Oliveira Freitas Trindade; Vera Lúcia Gonçalves Lédo
DOI: 10.5281/zenodo.15272844
Capítulo 8
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Oportunidades para a Aprendizagem Adaptativa
Maria Aparecida da Cunha; Adriano de Souza Alves; Agda Mara Ramos; Antônio Carlos Victor Amaral; Claudia Alves Menezes; Francisco Jorge Bezerra de Souza; Leonardo Rodrigues Leite; Talitha Alves Carvalho Gonçalves; Valdir da Cunha
DOI: 10.5281/zenodo.15272846
Capítulo 9
CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO
Emily Silva Maciel Serrano; Claudia da Silva Lima Vieira; Lislei Maria da Silveira Arantes; Luciano Gabriel dos Santos; Márcia Maria de Fátima Pereira Soares; Marli Teresinha Primão Tibola; Olivia da Silveira Borges Bastos; Roberto Carlos Cipriani
DOI: 10.5281/zenodo.15272908
Capítulo 10
O BRINCAR COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Gilson Pereira de Sousa; Adriane Bernardi; Alicyellen Brum Vieira; Aline Ariane Feitosa da Silva; Márcia Maria de Fátima Pereira Soares; Rafael Crizanto de Sousa Silva; Regina Maria da Silva Souza; Sandra Márcia de Oliveira Silva
DOI: 10.5281/zenodo.15275771
Capítulo 11
A SALA DE AULA INVERTIDA E OS DESAFIOS DE SUA APLICAÇÃO
Adriano de Souza Alves; Antônio Carlos Victor Amaral; Gilmara Benício de Sá; Joice Meire Rodrigues; Rogério Antonio dos Santos; Rosana Oliveira Freitas Trindade; Sabrina Anizio Lopes; Vera Lúcia Gonçalves Lédo
DOI: 10.5281/zenodo.15275784
Capítulo 12
A EDUCAÇÃO CONECTADA: O Papel das Mídias Digitais na Aprendizagem Contemporânea
Vera Lúcia Gonçalves Lédo; Aurinéa Moreira Cordeiro; Carmem Lucia Queiroz Conceição; Daiane Vilela de Rezende Tavares; Nivea Pereira Couto; Olivia da Silveira Borges Bastos; Rosana Oliveira Freitas Trindade; Wandeson Silva de Moura
DOI: 10.5281/zenodo.15275794
Capítulo 13
METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EMERGENTES: Transformações no processo educacional
Nilsa Andrea dos Santos; Bruno Sella Beti; Jaqueline Borges de Noronha; Juliane Boito Bavaresco; Kelly Cristina Soares Dias; Roberto Carlos Cipriani; Silvana Araujo da Silva; Wilson Bezerra dos Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15275836
Capítulo 14
O IMPACTO POSITIVO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Ednilson Hilário dos Santos; Daniela Rosa de Oliveira Souza; Delma Aparecida Ferreira; Lara Aline Quintela Ramos Rocha; Patrícia da Silva Nali; Sandra Marcia de Souza; Silvana Araujo da Silva; Tatiana Maria Lima da Conceição
DOI: 10.5281/zenodo.15275857
Capítulo 15
MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Superando Barreiras
Jacira Gomes de Oliveira Souza; Armstrong Pereira de Almeida; Bruno Sella Beti; Cledir Rocha Pereira; José Wellgton do Nascimento; Luciana de Carvalho Alves Porto; Marlene Carvalho Alves de Almeida; Marluce de Carvalho Alves dos Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15275867
Capítulo 16
NEUROCIÊNCIA E INCLUSÃO: COMO COMPREENDER OS PROCESSOS COGNITIVOS PODE AJUDAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Maria Letícia Vieira; Ana Paula Amaro Ribeiro; Rosângela Nunes Brito; Marisa Junia Geremias
DOI: 10.5281/zenodo.15275884
Capítulo 17
BARREIRAS E SOLUÇÕES PARA A INCLUSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: Tecnologias Assistivas e Metodologias Ativas
Bruno Harley Monteiro Abiorana; Anderson Barbosa; Bruno Sella Beti; Divina Aparecida Miranda Gonçalves; Luiz Cândido Clementino; Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes; Maria das Graças Mamede Cecilio Ramalho; Marilene Rodrigues Martins
DOI: 10.5281/zenodo.15275900
Capítulo 18
DO FÍSICO AO VIRTUAL: Como Criar Ambientes de Aprendizagem Digitais Eficazes
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Ana Paula Pereira Prado; Cláudia Felipe Matias Sbroglia; Gleiciene Moreira da Silva Pires; Luiz Cândido Clementino; Margarete Farias Leite Brito; Rosana Medeiros Soares Rodrigues; Sandra Marcia de Souza
DOI: 10.5281/zenodo.15275917
Capítulo 19
O TRIPÉ DO ENSINO A DISTÂNCIA: Conexão entre Estudante, Docente e Tutor
Marcela Sanches; Camila Noleto Guimarães Talon; Glaucilaine Rodrigues de Melo; Luiz Cândido Clementino; Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes; Miguel Angelo Freire; Nayene Gomes Almeida Moura; Nubya Oliveira da Rocha; Romilton Pereira da Costa
DOI: 10.5281/zenodo.15275936
Capítulo 20
PODCAST EDUCATIVO COMO INSTRUMENTO DE DISSEMINAÇÃO DE MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
Jaqueline Aparecida Gomes Cardoso Simião; Célio Bispo de Souza; Helane Liege Belisario Pinto Ambrozim; Junia Belisario Pinto; Marciane Dias dos Santos; Olímpio José dos Santos; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15275951
Capítulo 21
GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA DOS ESTUDANTES
Francisco das Chagas da Silva Nelço; Djane Mineiro Lira Roque; Joelma Barbosa da Silva; Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes; Marilene Rodrigues Martins; Ramon Vinícius Coutinho Ferreira; Sandra Marcia de Souza; Wanessa Rodrigues Mendonça Alves
DOI: 10.5281/zenodo.15276055
Capítulo 22
ENSINO BASEADO NA COOPERAÇÃO: A Eficácia da Aprendizagem Colaborativa
Ana Flávia Elói da Silva Alves; Jaqueline Aparecida Lemos; Kátia dos Santos Santana Zanato; Maria de Lurdes Rezende Silva; Nayene Gomes Almeida Moura; Nilson Ferreira da Silva; Patricia Queiroz Barboza; Rogério dos Santos Ferreira
DOI: 10.5281/zenodo.15276079
Capítulo 23
CULTURA MAKER E EDUCAÇÃO: Como Transformar a Sala de Aula
Alessandra Barboza Barros Almeida; Kelly Cristina Facchi Scudeller; Naylla Oliveira da Rocha; Nubya Oliveira da Rocha; Rosimar Flegler Cesar Cometti; Rubênia Roriz da Silva Candido; Sandra de Oliveira Botelho; Walkyria Maria de Menezes
DOI: 10.5281/zenodo.15276085
Capítulo 24
O ENSINO NA ERA DIGITAL: Como Aproveitar Benefícios e Minimizar Riscos
Jordana Thompson Silva Santos; Ana Flávia Elói da Silva Alves; Divina Aparecida Miranda Gonçalves; Djane Mineiro Lira Roque; Maria das Graças Mamede Cecilio Ramalho; Maria de Lurdes Rezende Silva; Nubya Oliveira da Rocha; Patrícia Almeida de Oliveira; Rosana Medeiros Soares Rodrigues
DOI: 10.5281/zenodo.15276097
Capítulo 25
MÍDIAS INTERATIVAS: Desafios e Possibilidades na Educação Contemporânea
Daniela Paula de Lima Nunes Malta; Ângela Nunes Pinheiro; Divina Aparecida Miranda Gonçalves; Katilene Penha Oliveira; Kelly Cristina Facchi Scudeller; Maria Luiza da Silva; Maria de Lurdes Rezende Silva; Patrícia Almeida de Oliveira
DOI: 10.5281/zenodo.15276791
Capítulo 26
O PAPEL DO ESTUDANTE E DO DOCENTE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Marcela Sanches; Andreia Cristina Rodrigues Pires; Janeydes Alves Pereira Gaspar; Naylla Oliveira da Rocha; Renata Neres dos Santos; Rubênia Roriz da Silva Candido; Silvia de Sousa Pereira; Taynara Marcondes de Liz
DOI: 10.5281/zenodo.15276797
Capítulo 27
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS CURSOS A DISTÂNCIA: BENEFÍCIOS E TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO
Elis Regina Maria de Oliveira Carmo Ramos Mota; Annelise Diniz Ribeiro Firmo; Célio Bispo de Souza; Lucinéia Ambrosim; Luiz Cândido Clementino; Márcia Regina Andrade Braga; Miguel Angelo Freire; Naylla Oliveira da Rocha
DOI: 10.5281/zenodo.15276805
Capítulo 28
DO QUADRO NEGRO AO DIGITAL: Vantagens na Aprendizagem Contemporânea
Andreza Bastos Bartz Nogueira da Fonseca; Antônio Carlos Victor Amaral; José Wellgton do Nascimento; Maria Luiza da Silva; Natália Cristine da Silva Jaques; Nayene Gomes Almeida Moura; Simone Stela de Oliveira Felter; Telma Pacheco Ferreira
DOI: 10.5281/zenodo.15276813
Capítulo 29
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO BASEADO EM PROJETOS: EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS
Lizziane Louredo de Melo Carmo; Bárbara Sales Borges Pereira; Fablicia Érica Laborda Tavares; Francineide de Oliveira Dias Pontes; Glaucimeiry Teixeira da Silva; Ione dos Reis Rabêlo Rosa; Marcelo Moreira de Oliveira; Patrícia Mara de Figueiredo; Silvana Maria Aparecida Viana Santos
DOI: 10.5281/zenodo.15276831
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK