ISBN: 978-65-6009-173-3
DOI: 10.5281/zenodo.15291310
Descrição: O tema deste artigo está relacionado à leitura de gêneros textuais digitais e sua contribuição para a formação leitora. A leitura por ser um indispensável meio de ser obter conhecimentos e pela sua pouca aprovação, tem como consequência um público que se encontra em fase escolar com diminuída capacidade de ler compreender e interpretar um texto. Muitos quando são obrigados a ler textos de livros, chegam no final da página, não sabendo do que se trata. Porém passam bastante tempo interagindo em telas de celulares, tablets e computadores, que são meios de leitura também. Face a isso é relevante o aproveitamento de práticas de leituras que motivem os alunos, e utilizar estes recursos na sala de aula pode ser um meio que auxilie na formação da competência leitora deles. Devido a sua importância, essas novas linguagens já são exigências curriculares. Os gêneros textuais digitais possuem várias características atrativas, são breves, diretos e de fácil compreensão, combinam texto e imagem, exploram elementos audiovisuais tornando a comunicação mais dinâmica e expressiva entre outros. Seus atributos também podem contribuir para a formação leitora, o uso do hipertexto que permite conexões de diferentes conteúdos, ampliando a base de pesquisa, a interatividade entre o autor e o leitor, permitindo curtir, compartilhar, avaliar e comentar, já faz o usuário atingir algum nível de formação crítica. Embora sejam relevantes, não são muito utilizados nas escolas por, não somente demandarem profissionais que tenha domínio da tecnologia dessas novas linguagens, mas também pela falta de equipamento necessário.
Autora: Wanderlane Brito de Souza
Capítulos
Capítulo 1
MARCO INTRODUTÓRIO
Capítulo 2
MARCO TEÓRICO
Capítulo 3
MARCO METODOLÓGICO
Capítulo 4
MARCO ANALÍTICO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
RECOMENDAÇÕES
BIBLIOGRAFIA
APÊNDICE
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