Análises das contribuições motivacionais da leitura de textos de gêneros digitais na formação da competência leitora dos alunos do 6⁰ ano B do ensino fundamental da Escola Municipal Graziela Ribeiro na Cidade de Manaus no ano de 2023

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-173-3

DOI: 10.5281/zenodo.15291310

Descrição: O tema deste artigo está relacionado à leitura de gêneros textuais digitais e  sua contribuição para a formação leitora. A leitura por ser  um indispensável meio de ser obter conhecimentos e pela sua pouca aprovação, tem como consequência um público que se encontra em fase escolar com diminuída capacidade de ler compreender e interpretar um texto. Muitos quando são obrigados a ler textos de livros,  chegam no final da página, não sabendo do que se trata. Porém passam bastante tempo interagindo em telas de celulares, tablets e computadores, que são meios de leitura também. Face a isso é relevante   o aproveitamento de práticas de  leituras que motivem os alunos, e utilizar estes recursos na sala de aula pode ser um meio que auxilie na formação da competência leitora deles. Devido a sua importância, essas novas linguagens já são exigências curriculares. Os gêneros textuais digitais possuem várias características atrativas, são breves, diretos e de fácil compreensão, combinam texto e imagem, exploram elementos audiovisuais tornando a comunicação mais dinâmica e expressiva entre outros. Seus atributos também podem contribuir para a formação leitora, o uso do hipertexto que permite conexões de diferentes conteúdos, ampliando a base de pesquisa, a interatividade entre o autor e o leitor, permitindo curtir, compartilhar, avaliar e comentar, já faz o usuário atingir algum nível de formação crítica. Embora sejam relevantes, não são muito utilizados nas escolas por, não somente demandarem profissionais que tenha domínio da tecnologia  dessas novas linguagens, mas também pela falta de equipamento necessário. 

Autora: Wanderlane Brito de Souza

Capítulos
Capítulo 1
MARCO INTRODUTÓRIO

Capítulo 2
MARCO TEÓRICO

Capítulo 3
MARCO METODOLÓGICO

Capítulo 4
MARCO ANALÍTICO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

RECOMENDAÇÕES

BIBLIOGRAFIA

APÊNDICE



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