ISBN: 978-65-6009-152-8
DOI: 10.5281/zenodo.15025299
Descrição: Nos últimos anos, a educação tem passado por uma transformação significativa, impulsionada por novas abordagens pedagógicas que buscam tornar o aprendizado mais dinâmico, significativo e centrado no estudante. Neste contexto, as metodologias ativas emergem como uma alternativa eficaz para promover maior engajamento, autonomia e desenvolvimento crítico dos alunos.
O livro A Eficácia das Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem oferece uma análise aprofundada dessas práticas inovadoras, abordando suas aplicações em diferentes contextos educacionais, desde a educação básica até o ensino superior. Com base em pesquisas recentes e estudos de caso, a obra apresenta evidências sobre como estratégias como a aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, gamificação e aprendizagem cooperativa podem potencializar os resultados educacionais.
Mais do que uma discussão teórica, este livro traz reflexões práticas para professores, gestores e pesquisadores interessados em aprimorar suas metodologias de ensino e melhorar a experiência de aprendizado dos alunos. Ao longo dos capítulos, os leitores encontrarão insights valiosos sobre os desafios e as vantagens das metodologias ativas, bem como orientações para sua implementação eficaz.
Seja você um educador em busca de inovação ou um estudante interessado no impacto dessas metodologias na aprendizagem, esta leitura certamente contribuirá para ampliar sua compreensão sobre o ensino no século XXI.
Organizadoras: Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Nilce Santos da Silva e Rozemeire Pinheiro da Silva
Autores: Adriana Ferreira da Silva Moraes; Arlete Justino da Silva; Ataizia Pereira Neves Feitosa; Benedita Santana da Silva; Eva Lúcia de Souza Don Aquino; Ivanete Pedrosa da Silva; Ivonete Escobar Barros Meurer; Jair da Gama Silva; Jeanny Aparecida Ferreira da Costa; Josiane Faria Borges de Souza; Josicleia Lopes Nascimento; Kelen Amaruzia da Silva; Leiza Ferreira Mendes Gasparini; Liamara da Silva Teixeira; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Maria Dias de Carvalho; Maria Tamires dos Santos Silva; Nilce Santos da Silva; Patrícia Franzin da Silva Campos; Rozemeire Pinheiro da Silva; Rozimar dos Santos Lima; Sara Gabriele Alves Monteiro; Vania Fontes Teixeira; Vera Lucia Cardoso de Miranda.
Capítulos
Capítulo 1
METODOLOGIAS ATIVAS: CONCEITO E CONTEXTUALIZAÇÃO
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Nilce Santos da Silva; Rozemeire Pinheiro da Silva
Capítulo 2
METODOLOGIAS ATIVAS: GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Vera Lucia Cardoso de Miranda; Vania Fontes Teixeira; Arlete Justino da Silva
Capítulo 3
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: METODOLOGIA ATIVA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA VALORIZAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DE TODOS OS ESTUDANTES
Adriana Ferreira da Silva Moraes; Sara Gabriele Alves Monteiro; Maria Tamires dos Santos Silva
Capítulo 4
A METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kelen Amaruzia da Silva; Liamara da Silva Teixeira; Ivanete Pedrosa da Silva
Capítulo 5
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ALFABETIZAÇÃO
Jeanny Aparecida Ferreira da Costa; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Maria Dias de Carvalho
Capítulo 6
REFLEXÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO ESCOLAR
Regina Aparecida Cardoso Silva; Leiza Ferreira Mendes Gasparini; Benedita Santana da Silva
Capítulo 7
CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA AS PRÁTICAS DO LETRAMENTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ataizia Pereira Neves Feitosa; Rozimar dos Santos Lima; Josicleia Lopes Nascimento
Capítulo 8
METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM - UM DESAFIO PARA O PROFESSOR DO SÉCULO XXI
Patrícia Franzin da Silva Campos; Ivonete Escobar Barros Meurer; Eva Lúcia de Souza Don Aquino
Capítulo 9
METODOLOGIAS ATIVAS NO RESGATE DOS JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES
Josiane Faria Borges de Souza; Jair da Gama Silva; Rozemeire Pinheiro da Silva
Capítulo 10
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA - PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Jair da Gama Silva; Josiane Faria Borges de Souza; Rozemeire Pinheiro da Silva
Capítulo 11
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
Rozemeire Pinheiro da Silva; Jair da Gama Silva; Josiane Faria Borges de Souza
Capítulo 12
O LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS, UMA LEITURA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM DE VYGOTSKY NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ivonete Escobar Barros Meurer; Patrícia Franzin da Silva Campos; Eva Lúcia de Souza Don Aquino
Capítulo 13
O LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA A APRENDIZAGEM
Rozimar dos Santos Lima; Ataizia Pereira Neves Feitosa; Josicleia Lopes Nascimento
Capítulo 14
METODOLOGIAS ATIVAS E LUDICIDADE: TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DA CRIANÇA NA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA
Josicleia Lopes Nascimento; Rozimar dos Santos Lima; Ataizia Pereira Neves Feitosa
Capítulo 15
ANÁLISE DA INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Eva Lúcia de Souza Don Aquino; Ivonete Escobar Barros Meurer; Patrícia Franzin da Silva Campos
Capítulo 16
O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DAS UNIVERSIDADES PARA A PRÁTICA NAS ESCOLAS
Leiza Ferreira Mendes Gasparini; Regina Aparecida Cardoso Silva; Benedita Santana da Silva
Capítulo 17
MÉTODOS DE ENSINO: A ABORDAGEM ATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Benedita Santana da Silva; Leiza Ferreira Mendes Gasparini; Regina Aparecida Cardoso Silva
Capítulo 18
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Vania Fontes Teixeira; Vera Lucia Cardoso de Miranda; Arlete Justino da Silva
Capítulo 19
METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Arlete Justino da Silva; Vania Fontes Teixeira; Vera Lucia Cardoso de Miranda
Capítulo 20
METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Nilce Santos da Silva; Rozemeire Pinheiro da Silva; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 21
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E METODOLOGIAS ATIVAS
Rozemeire Pinheiro da Silva; Nilce Santos da Silva; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 22
O LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS POSSIBILIDADES E LIMITES NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS
Sara Gabriele Alves Monteiro; Adriana Ferreira da Silva Moraes; Maria Tamires dos Santos Silva
Capítulo 23
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: JOGOS PEDAGÓGICOS
Maria Tamires dos Santos Silva; Sara Gabriele Alves Monteiro; Adriana Ferreira da Silva Moraes
Capítulo 24
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Liamara da Silva Teixeira; Kelen Amaruzia da Silva; Ivanete Pedrosa da Silva
Capítulo 25
CONSIDERAÇÕES SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ivanete Pedrosa da Silva; Liamara da Silva Teixeira; Kelen Amaruzia da Silva
Capítulo 26
ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria Dias de Carvalho; Jeanny Aparecida Ferreira da Costa; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
Capítulo 27
TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Jeanny Aparecida Ferreira da Costa; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Maria Dias de Carvalho
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK