ISBN: 978-65-5492-112-1
DOI: 10.5281/zenodo.14876914
Descrição: A Educação, ao longo dos séculos, tem se mostrado um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades e para o progresso da humanidade. Cada era apresentou desafios próprios e demandas específicas, exigindo constantes adaptações dos métodos pedagógicos e dos paradigmas que norteiam o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, poucos períodos na história puderam testemunhar transformações tão profundas e aceleradas quanto aquelas que marcam o início do século XXI.
O advento da tecnologia digital, a globalização das informações e a crescente complexidade das relações humanas impuseram à educação contemporânea uma necessidade urgente de revisão e reinvenção. Não se trata apenas de incorporar novas ferramentas tecnológicas ou de introduzir metodologias inovadoras, mas de repensar, de forma crítica e reflexiva, o próprio papel da educação em um mundo em constante mutação.
É nesse contexto desafiador que surge Educação do Século XXI: Revolucionando a Sala de Aula. A obra propõe um mergulho profundo nas novas práticas pedagógicas, oferecendo uma análise criteriosa e fundamentada das tendências que emergem nas instituições de ensino ao redor do mundo. Mais do que apresentar soluções prontas, este livro convida seus leitores a refletirem sobre as múltiplas possibilidades que se abrem para a formação de indivíduos preparados para os desafios de um futuro incerto e imprevisível.
Os autores, comprometidos com a excelência acadêmica e com a evolução da prática docente, trazem à tona discussões que vão desde a adoção de novas tecnologias educacionais até a importância do desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para a formação integral do ser humano. Em cada página, há o convite para uma reflexão crítica sobre o que significa educar no século XXI e como a sala de aula pode se tornar um espaço de transformação, inovação e cidadania.
Assim, este livro é um recurso valioso não apenas para educadores e gestores educacionais, mas também para todos aqueles que, de alguma forma, compreendem a educação como um caminho indispensável para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário. Que as reflexões aqui apresentadas inspirem novas práticas, novos olhares e, sobretudo, uma renovada esperança no poder transformador da educação.
Boa leitura!
Organizadora: Resiane Paula da Silveira
Autores: Alline Monteiro Silva; Ana Larisse do Nascimento Maranhão; Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro; Carla Margarete Ferreira dos Santos; Cleilson Cavalcante da Silva; Deise Elle Gonçalves de Macedo Fagundes; Elba Silva de Farias; Fabiane Fischer Figueiredo; Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros; Gilnei Magnus dos Santos; Jaqueline da Silva Lima; Joana D’Arc Santos da Silva; José Jefferson da Silva; José Luiz Xavier Filho; Júlio Resende Costa; Lucas Francisco de Bem Diogo; Lucimara Muzykant da Silva; Márcia Maria Siqueira Vieira; Margarete Farias Medeiros; Miliana Augusta Pereira Sampaio; Patrícia Helena Carvalho Holanda; Pedro Henrique Alves Almeida; Raimunda Onofre da Silva; Rossana Regina Ramos Guimarães Henz; Sônia Maria dos Santos; Sylvia Kaline do Vale Xavier; Thágila Thatielle Rosa Pereira; Vanesca Alves Pereira; Vânia Nascimento da Silva Fagundes.
Capítulos
Capítulo 1
A PEDAGOGIA TERAPÊUTICA DE JOÃO DOS SANTOS E A PSICANÁLISE DE FREUD
Ana Larisse do Nascimento Maranhão; Patrícia Helena Carvalho Holanda
Capítulo 2
ANÁLISE DE ERROS EM OPERAÇÕES DE RADICIAÇÃO
Lucimara Muzykant da Silva; Margarete Farias Medeiros; Carla Margarete Ferreira dos Santos; Lucas Francisco de Bem Diogo; Gilnei Magnus dos Santos
Capítulo 3
ANÁLISE DAS TROCAS FONOLÓGICAS ENTRE AS CONSOANTES FRICATIVAS V E F EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Elba Silva de Farias; Rossana Regina Ramos Guimarães Henz
Capítulo 4
NOVAS FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: USOS E MÉTODOS DA HISTÓRIA ORAL EM SALA DE AULA
José Luiz Xavier Filho; Joana D’Arc Santos da Silva
Capítulo 5
AUTISMO: DIAGNÓSTICO X FASE ESCOLAR DA ALFABETIZAÇÃO E SEUS DESAFIOS
Deise Elle Gonçalves de Macedo Fagundes
Capítulo 6
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ALUNOS QUE ESTUDAM EM ESCOLAS INTEGRAIS
Cleilson Cavalcante da Silva; Pedro Henrique Alves Almeida
Capítulo 7
A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 13.935/2019 PARA EDUCAÇÃO ALAGOANA EM SEUS DIVERSOS TERRITÓRIOS
Jaqueline da Silva Lima
Capítulo 8
ANTÔNIA MOTTA: ENTRE O SER E SE FAZER PROFESSORA NEGRA EM CLASSES DO ENSINO PRÉ-PRIMÁRIO (1960-1990)
Júlio Resende Costa; Sônia Maria dos Santos; Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
Capítulo 9
A LUDICIDADE COMO PILAR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O ENSINO LÚDICO EM AÇÃO
Thágila Thatielle Rosa Pereira; Miliana Augusta Pereira Sampaio
Capítulo 10
REVOLUCIONANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: O PAPEL DO CHATGPT NA SALA DE AULA
Márcia Maria Siqueira Vieira; Fabiane Fischer Figueiredo
Capítulo 11
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS INTEGRADORAS PARA A SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE ESCOLAR DE TOUROS-RN
José Jefferson da Silva; Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros; Sylvia Kaline do Vale Xavier; Raimunda Onofre da Silva; Vânia Nascimento da Silva Fagundes
Capítulo 12
EQUIDADE DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO: PROPOSTAS PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO COM PRODUTOS DE BAIXO CUSTO
Alline Monteiro Silva; Vanesca Alves Pereira
AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK