PIBID no IFSULDEMINAS: Realizações, experiências e inspirações

Fazendo Educação


ISBN: 978-65-6009-082-8

DOI: 10.29327/5404449

Descrição: Bem-vindos a uma jornada transformadora quanto a formação de professores, onde a inovação se entrelaça com a tradição, e a aprendizagem passa a ser mais que uma simples transmissão de conhecimento. Este livro representa um convite para uma abordagem interessante na formação inicial e continuada de educadores, desafiando paradigmas e abraçando a diversidade de metodologias que impulsionam a excelência no ensino, por meio do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). 
O PIBID é uma iniciativa que articula a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação docente em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. 
Na era da informação e da rápida evolução tecnológica, a missão de educar vai além da mera transmissão do conhecimento. É um chamado para cultivar mentes criativas, críticas e capazes de se adaptar a um mundo em constante transformação. Este livro busca ser um farol para aqueles que anseiam por estratégias inovadoras, práticas dinâmicas e uma visão renovada sobre o papel crucial do educador na sociedade contemporânea.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) emerge como um catalisador de inovação no cenário educacional, caracterizando-se como uma abordagem única e transformadora na formação de futuros professores. Ao romper com a tradicional dicotomia entre teoria e prática, o PIBID se destaca como uma plataforma dinâmica que transcende os limites convencionais do aprendizado docente. 
O IFSULDEMINAS, através do PIBID, buscou ampliar e consolidar a articulação com as escolas de educação básica, estaduais e municipais, criando um contexto plurilateral para a formação inicial e continuada de docentes, assim como o fortalecimento das intervenções pedagógicas nas escolas públicas. Contemplou 12 licenciaturas: 4 Biologia, 3 Matemática, 1 Educação Física, 1 Geografia, 1 História, 1 Química e 1 Pedagogia, sediadas nos municípios mineiros: Inconfidentes, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre, no entanto, destacamos que a abrangência do PIBID/IFSULDEMINAS transcende a esses municípios, uma vez que alguns de seus subprojetos foram desenvolvidos em cidades próximas e irão transitar entre os Ensinos Fundamentais I, II e Médio. 
Entendemos que as licenciaturas, independente da área, devem oportunizar uma formação que articule teoria e prática. A diversidade das escolas, contexto complexo para atuação pedagógica, onde a construção dos saberes experienciais essenciais à formação inicial dos licenciandos à luz dos fundamentos teóricos trabalhados nos cursos constitui alicerce para a construção da prática pedagógica pautada na realidade que emerge in locus nas escolas-campo. Planejar, aplicar, avaliar, adaptar e replanejar as atividades pibidianas caracteriza se como um continuum incentivando intervenções pedagógicas organizadas sobre os pilares do trabalho colaborativo, da interdisciplinaridade, novas tecnologias, articulação entre a teoria e prática e os princípios da BNCC, tornando licenciandos e supervisores coformadores parceiros.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de cumprir o compromisso com a educação integral, a sociedade contemporânea nos revela um olhar inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo e dentre eles podemos citar o “(...) como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado” (2018). Portanto, é relevante aos licenciandos conhecerem as escolas, principalmente no que concerne às reuniões de planejamento e pedagógicas, projeto político pedagógico, análise dos resultados do SIMAVE e PROVA BRASIL. Segundo Sacristán (2000), “A pretensão de querer compreender os processos de ensino (...) implica mergulhar nos elementos diversos que se entrecruzam e interagem nessa prática tão complexa”. Para a compreensão da realidade escolar, nossos alunos licenciandos devem ser estimulados a desenvolver a criatividade e o “pensar fora da caixa”, permitindo a compreensão da BNCC e do currículo escolar como sendo complementares e essenciais ao currículo em ação. Sendo o PIBID também um programa que contribui para a política de permanência e êxito do IFSULDEMINAS (PDI, 2019-2023), buscamos em Tardif a importância dos saberes essenciais à docência, representados pelas concepções, conhecimentos, crenças e experiências.
A identidade do professor se caracteriza a partir de um arsenal de vivências, o que a define são suas experiências como: pesquisador, formador, licenciando, do ensino básico ou do ensino superior. Segundo Pimenta e Lima (2009): A identidade do professor é constituída ao longo da sua trajetória como profissional do magistério. No entanto, é no processo de sua formação que são consolidadas as opções e intenções da profissão que o curso se propõe legitimar.
É com entusiasmo e convicção de que a educação é uma jornada constante de descoberta,  compartilhamento de saberes e experiências que estendemos esse convite especial: um mergulho pelas práticas pedagógicas de professores já atuantes em sala de aula e aqueles ainda em formação a fim de promovermos juntos o enriquecimento e fortalecimento também de sua prática pedagógica.
Não temos a intenção de promover este e-book ao status de guia pedagógico; mas sim estabelecer uma conversa aberta e dinâmica, onde compartilhamos não apenas teorias, mas experiências práticas que ressoam na sala de aula. Seja você um professor em constante formação, um educador já atuante, ou um aluno em busca de inspiração, esperamos que encontrem nestas páginas um terreno fértil para cultivar ideias inovadoras.
Excelente leitura a todos vocês!
- Profa Dra Luciana Vanessa de Almeida Buranello
- Coordenadora Institucional do PIBID IFSULDEMINAS 2022-2024.

Organizadores: Elgte Elmin Borges de Paula; Luciana Vanessa de Almeida Buranello; Geovano Moreira Chaves; Marcos Magalhães de Souza e Rildo Borges Duarte.

Capítulos
UNIDADE 1 - BIOLOGIA
  • Relato de experiência do desenvolvimento de caça-palavras temático
  • Um estudo das atividades do PIBID sobre inovação pedagógica e aprendizado significativo
  • Projeto sobre o lixo eletrônico para uma conscientização ambiental: um relato de experiência durante o PIBID
  • Desafios e inovações no ensino de Ciências: experiência do PIBID no novo ensino médio
  • Radiação ultravioleta e os impactos causados no meio ambiente e no corpo humano
  • Oficina de tintas naturais: relato de experiência de uma prática aplicada em turmas do ensino fundamental II durante o projeto PIBID
  • Importância da utilização do laboratório nas aulas de Ciências
  • Relato de experiência da utilização do jogo detetive no ensino médio para ensino de Genética
  • Metodologia ativa no ensino de Paleontologia no ensino médio
  • Desvendando os mistérios da mitose: uma jornada pela divisão celular
  • Explorando o reino vegetal: aprendizado inclusivo em morfologia vegetal
  • Descobrindo os cinco sentidos: possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental
  • Contribuições do pibid para formação de professores: relatos de supervisoras

UNIDADE 2 - GEOGRAFIA
  • Promovendo a construção do conhecimento geográfico em alunos do ensino fundamental a partir do uso de mapas e do movimento corporal
  • Atividades do PIBID Geografia com alunos do EJA: um relato de experiência
  • Vivências no PIBID: experiências e análises com o jogo de tabuleiro no ensino da Geografia para o ensino fundamental

UNIDADE 3 - HISTÓRIA
  • A importância da desconstrução do currículo
  • A utilização de imagens como fontes históricas: a análise conceitual do discente por meio da ilustração
  • Brasil, cinema e história: reconhecendo os paradigmas dos heróis nacionais
  • Caminhos da docência: uma análise da prática pedagógica na história
  • Cinema em ambiente escolar com o PIBID: dificuldades de aplicabilidade de filmes em sala de aula
  • “Dandara tirou a própria vida para não ser escrava de novo”:  um relato de experiência sobre o dia da consciência negra
  • Desafios e experiências do PIBID no curso de História
  • Ludicidade com simplicidade: relato de experiência sobre atividade desenvolvida acerca do tema “expansões marítimas européias
  • Melhorando o desempenho da turma com atividades lúdicas
  • Os desafios e as dificuldades de fazer os alunos participarem e terem interresse nas atividades
  • Para além da fase de iniciação: o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) como possibilidade de formação continuada para os professores-supervisores
  • Patrimônio nas escolas: um relato de experiência
  • Relato de experiência: educação pós-pandemia e a sala de aula
  • Transformações e desafios: minha jornada com o PIBID na formação docente

UNIDADE 4 - MATEMÁTICA
  • Intervenções do PIBID Matemática e a aprendizagem dos estudantes envolvidos: xadrez e operações básicas
  • Reflexões e aprendizados de uma participação no PIBID: explorando o universo pedagógico a partir de um filme e um evento de divulgação científica
  • O jogo stop como apoio na revisão de conceitos matemáticos de educação básica
  • Frações e a utilização de jogos: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental
  • Alunos como protagonistas: a feira de Matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
  • A utilização da rede social instagram como ferramenta de promoção dos projetos do PIBID IFSULDEMINAS
  • PIBID Matemática: um relato de experiência na Escola Estadual Neca Quirino
  • Jogos matemáticos: um relato de atividades e experiências vivenciadas no contexto do PIBID
  • Jogando com a fração: adição, subtração, multiplicação e divisão
  • Dominó de frações: uma experiência didática com alunos do 6º ano do ensino fundamental
  • Análise do desempenho e estratégias de intervenção no ensino de equações de primeiro grau para alunos do 7° ano a partir do jogo conecta
  • Explorando o mundo da Matemática: um experiência envolvendo jogos educativos com alunos do 8º ano do ensino fundamental

UNIDADE 5 - PEDAGOGIA
  • Diversidade: a cultura africana no Brasil
  • Novembro: mês da consciência negra
  • Povos originários: quem são eles?
  • Trabalhando a diversidade a partir de livros infantis

UNIDADE 6 - QUÍMICA
  • Água e suas propriedades: práticas para a sala de aula
  • Estação de tratamento de água: uma abordagem prática para alunos do ensino médio
  • Pesquisa, contextualização e interdisciplinaridade em uma feira de ciência
  • Gincana de conhecimentos químicos: uma experiência pibidiana
  • O ensino da Química a partir da temática de adubo orgânico e a preparação de um repelente natural utilizando citronela
  • Vidrarias e equipamentos de química: uma atividade do PIBID voltada aos alunos do ensino médio
  • Determinação do pH de vegetais e do solo da horta da escola campo e o estudo da fermentação no preparo de chucrute.

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !