Novos Contornos do Currículo: Integrando Teorias, Práticas e Diversidades na Educação Brasileira

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-5492-068-1

DOI: 10.5281/zenodo.10962367

Descrição: Os textos elencados na obra NOVOS CONTORNOS DO CURRÍCULO: Integrando Teorias, Práticas e Diversidades na Educação Brasileira oferecem uma variedade de perspectivas sobre a educação contemporânea no país.
Como aponta Libâneo (2004), "a organização do trabalho pedagógico através do currículo é essencial para a formação cidadã e crítica dos estudantes", reforçando a ideia de que o currículo é muito mais que uma simples estrutura de conteúdos; é um campo de luta por significados, identidades e poder. 
Dessa forma, o objetivo é investigar as fundamentações nas políticas educacionais, examinando sua trajetória histórica e realizando análises críticas e pós-críticas que influenciaram os métodos e práticas pedagógicas presentes no cenário educacional contemporâneo.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme destacam Moreira e Candau (2008) , “deve ser vista tanto como um documento normativo, quanto como uma convocação à reflexão e ao diálogo sobre o que se considera essencial para a educação de nossas crianças e jovens.” 
Assim, as reflexões destacam a relevância da educação para a sustentabilidade, a promoção da diversidade étnico-racial e a educação dentro de um contexto decolonial. Estes temas contemporâneos são fundamentais para promover a inclusão e a democracia, em resposta aos desafios do século XXI.
Gadotti (2009) destaca a importância de um currículo que valorize a diversidade cultural e a pluralidade de vozes, argumentando que "a educação deve ser um espaço para a construção coletiva do conhecimento, respeitando e valorizando as diferentes culturas e identidades". 
Portanto, este trabalho oferece uma exploração reflexiva, promovendo intercâmbios entre teorias estabelecidas e abordagens emergentes no campo educacional. Ele destina-se a educadores, formuladores de políticas públicas, estudantes de Pedagogia, Letras, Apoio e Gestão Educacional, e a todos os envolvidos no futuro da Educação no Brasil.
Neste Prefácio, ao delinear o contexto para as discussões e análises subsequentes, reiteramos nosso compromisso com a busca por um currículo genuinamente inclusivo, contextualizado e catalisador de transformações, pois, de acordo com Arroyo (2003) , "é no cotidiano das escolas que o currículo ganha vida, por meio das interações entre professores, estudantes e a comunidade". 
No mesmo sentido, de coletividade e cooperação, os conteúdos que se seguem são apresentados como um convite para reflexões que possam contribuir para orientar um horizonte educacional mais equitativo e inclusivo.

Autoras: Eunice Nóbrega Portela; Dirce Maria da Silva e Cirlene Pereira dos Reis Almeida

Capítulos
Prefácio

Capítulo 1
Fundamentos das Políticas Educacionais Brasileiras: Abordagens Teóricas sobre o Currículo

Capítulo 2
Uma Introdução às Perspectivas Curriculares ao Longo da História da Educação

Capítulo 3
Reflexões sobre o Currículo na Perspectiva das Abordagens Críticas e Pós-Críticas

Capítulo 4
O Impacto da Pedagogia Histórico-Crítica no Desenvolvimento Curricular

Capítulo 5
Base Nacional Comum Curricular: Dilemas e Desafios na Elaboração Curricular

Capítulo 6
Sustentabilidade no Ensino Fundamental: A BNCC e os Temas Contemporâneos

Capítulo 7
Diversidade Étnico-Racial: Ensino da História Afro-Brasileira e Africana

Capítulo 8
Um Olhar sobre as Orientações Curriculares para o Ensino de Literatura no Brasil

Capítulo 9
Identidade e Leitura: encaminhamentos da BNCC no Uso do Livro Didático

Capítulo 10
Para um Currículo Intercultural e a Educação em um Contexto Decolonial

Posfácio

Autoras


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !