Linguística, Letras e Artes: A Sociedade e a Cultura - Volume 2

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-84885-25-7

DOI: 10.5281/zenodo.8219310

Descrição: A obra"Linguística, Letras e Artes: A Sociedade e a Cultura" representa um esforço coletivo de pesquisadores, acadêmicos e apaixonados pelas ciências linguísticas, literárias e artísticas, que buscam desvendar os intricados laços entre a sociedade e a cultura que nos cercam.
Desde tempos imemoriais, a humanidade tem se dedicado a compreender e explorar a complexidade da linguagem, a riqueza das letras e a expressividade das artes. Essas áreas do conhecimento não são apenas instrumentos de comunicação e expressão, mas também espelhos que refletem as crenças, valores, ideias e emoções de uma sociedade em constante evolução.
Neste livro, os leitores serão levados a uma jornada fascinante através dos intrincados caminhos da linguística, das letras e das inúmeras facetas das artes. Os capítulos aqui reunidos abrangem uma ampla gama de temas, desde estudos fonéticos e morfológicos até análises literárias de grandes obras clássicas e contemporâneas, bem como reflexões sobre a influência das artes na identidade cultural.
Ao mergulharmos nesse oceano de conhecimento, percebemos a importância de entendermos a interdependência entre linguagem, literatura e arte, e como elas se entrelaçam para moldar e moldar-nos como indivíduos e como sociedade. Com cada página virada, novas descobertas e compreensões emergirão, desafiando nossas perspectivas e estimulando nossa curiosidade intelectual.
Acreditamos firmemente que este livro servirá como uma fonte valiosa de aprendizado e inspiração para estudantes, professores, pesquisadores e entusiastas dessas áreas do saber. É nossa esperança que os leitores encontrem nestas páginas um convite para explorar, questionar e expandir seus horizontes cognitivos, abraçando o potencial transformador das linguísticas, letras e artes em suas vidas e em suas sociedades.
Portanto, convidamos você, caro leitor, a embarcar nesta jornada intelectual conosco, explorando as ricas conexões entre Linguística, Letras e Artes com a Sociedade e a Cultura. Que este livro seja um farol de sabedoria, iluminando os caminhos da compreensão e da apreciação das complexidades que permeiam o mundo que nos cerca.

Organizadores: Jader Luís da Silveira e Resiane Paula da Silveira

Autores: Arikerly de Santana Pinto; Camila Santos Ferreira; Daiane Priscila Arruda; Evanir Gomes dos Santos; Franqueslane Ferreira de Lima; Giovanna de Araújo Leite; João Paulo Bulhões e Mattos; John Hélio Porangaba de Oliveira; Josiane Santos Moura; Karylleila dos Santos Andrade Klinger; Kellyne Amaral Marques; Maria Francisca Oliveira Santos; Renata Meneghetti Sarzi Sartori; Thamyres de Oliveira Dias Bessa; Valéria Viana Sousa.

Capítulos
Capítulo 1
UTOPIA E DECOLONIALIDADE EM O PAÍS DAS MULHERES, DE GIOCONDA BELLI
Giovanna de Araújo Leite

Capítulo 2
AS AMARRAS DA CIVILIDADE E A CRIAÇÃO DO SER (I)MORAL: REFLEXÕES SOBRE A OBRA “O PROCESSO CIVILIZADOR”, DE NORBERT ELIAS
Daiane Priscila Arruda

Capítulo 3
RELAÇÕES DE GÊNERO E CLASSE: CONDIÇÕES SUBALTERNAS DA MULHER NA OBRA VULGO GRACE, DE MARGARET ATWOOD
Camila Santos Ferreira; Arikerly de Santana Pinto

Capítulo 4
DESAFIOS DA PRÁTICA EDUCACIONAL AO ESTUDANTE SURDO EM SUA ALTERIDADE
Evanir Gomes dos Santos

Capítulo 5
O VERBO VER COMO RESPOSTA  AFIRMATIVA: UMA PERSPECTIVA CONSTRUCIONAL DA MUDANÇA
Josiane Santos Moura; Valéria Viana Sousa

Capítulo 6
GÊNEROS, CONTEXTOS E SUJEITOS: ELEMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA LINGUAGEM ACADÊMICA
John Hélio Porangaba de Oliveira

Capítulo 7
REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO DO LÉXICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II À LUZ DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO TOCANTINS (DCT)
Franqueslane Ferreira de Lima; Karylleila dos Santos Andrade Klinger

Capítulo 8
A (IN)COERÊNCIA PRESENTE NA CITAÇÃO USADA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM REDAÇÕES DO ENEM
Renata Meneghetti Sarzi Sartori; Maria Francisca Oliveira Santos

Capítulo 9
NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO POR MEIO DO BLOG
João Paulo Bulhões e Mattos

Capítulo 10
ESTRATÉGIAS DE INDETERMINAÇÃO DO REFERENTE: (verbo na 3ª pessoa mais SE/3ª p. plural)
Kellyne Amaral Marques; Thamyres de Oliveira Dias Bessa

AUTORES


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