Educação: Diferentes Processos de Aprendizagem - Volume 6

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-6009-015-6

DOI: 10.5281/zenodo.8286607

Descrição: A Educação não se restringe à transmissão de conhecimentos, haja vista que utiliza mecanismos que ajudam os alunos a ter mais autonomia e aprimorar o seu senso crítico, além de atuar no aperfeiçoamento de uma série de habilidades e competências úteis na vida pessoal e profissional.
Na sociedade contemporânea globalizada, as transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais acontecem em uma velocidade cada vez maior. Com isso, a Educação se torna ainda mais relevante para que as pessoas possam entender, se adequar e interagir com as mudanças que ocorrem no mundo, bem como criar e aproveitar oportunidades.
Além disso, o acesso à Educação é substancial para que o cidadão conheça os seus direitos e deveres, tornando-se mais consciente e tolerante sobre as questões sociais. O desconhecimento desses direitos pode acarretar diversos problemas, sendo que um dos principais é a exclusão das minorias.
A obra apresenta trabalhos com a Temática Educação, a docência, o  processo de ensino e aprendizagem, a interação do indíviduo com a sociedade, bem como nos traz reflexões para Professores, estudantes e a própria comunidade, pensando em diferentes formas de transformar e melhorar a nação.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Aline Alécio da Silva; Aline Ferreira de Souza; Ana Mara de Lima Schmitt; Ana Sedano da Silva; Andréa José dos Santos; Andreia Fernanda Ferreira Barbosa; Angela Maria Soto; Anita Rosália Royer de Paula; Anne Carine Serpa Melo; Ariele Silva Diniz; Celi Ferreira de Almeida; Cintia Aliny Silva de Souza; Claudemir Roque; Claudiana Puton Da Silva; Cristiana Nunes da Silva; Dair Aparecida Madeira Nonato; Daniella Sallun Martins Pedroso; Dayane Aparecida Espindola Dutra; Débora Tania Veroneze; Elaine Aparecida de Souza; Eliane Aparecida Rodrigues; Elisandro Troni Campos; Elisângela Vicente Pereira; Eliza Francisca de Oliveira; Elizangela Fernandes Ribeiro do Nascimento; Eralda Aparecida Souza Silva; Fernanda Bezerra; Gabriella Cabral Ribeiro; Jessica Deisi Lorentini; Juliana Paula Ferreira Gonçalves; Leda Maria Turman Papareli; Luciana da Silva Amaral Paranhos; Luciana da Silva Rodrigues Shon; Maiara Soares Brito; Maiquel Duarte Chaves; Mariana Rita de Paulo; Marilza Cajueiro da Silva; Marlene Ferreira Menezes; Michele Aline Luziani dos Santos; Milton de Lima Ortega; Muriel Aparecida dos Santos; Nalva Cardoso Neves da Silva; Nathalia Paixão Oliveira; Patrícia Martins Bonfá; Patrícia Militão Ricardo; Patrícia Santana Barbosa Marinho; Patricia Vasconcellos da Silva; Regiane Marques; Rhelmiton Lins; Roberta Junglos da Silva; Rosilene Regina de Souza; Rosimeire Antunes de Souza; Rozimara Gregório de Souza; Rubeline Soeiro Sousa; Sandra Godoy Martines; Shirley Carla de Souza; Simone Cavalcante da Silva; Sirlene Teixeira da Silva; Sueli Rodrigues de Oliveira Gervásio; Thaíse Vasconcelos; Valdenise de Souza Santos; Valéria Martins Cordeiro; Viviane de Souza Correia De Carvalho.

Capítulos
Capítulo 1
BRINCAR COM A NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Patricia Vasconcellos da Silva

Capítulo 2
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE NÍVEL ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
Claudemir Roque

Capítulo 3
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Anita Rosália Royer de Paula

Capítulo 4
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO AUXÍLIO DE CRIANÇAS COM TDAH
Rhelmiton Lins

Capítulo 5
O ENSINO REMOTO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Rubeline Soeiro Sousa; Cintia Aliny Silva de Souza; Patrícia Santana Barbosa Marinho

Capítulo 6
EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER NA CRECHE
Mariana Rita de Paulo; Andréa José dos Santos; Dair Aparecida Madeira Nonato

Capítulo 7
LIBRAS COMO PONTE DE INCLUSÃO
Angela Maria Soto; Ana Mara de Lima Schmitt; Eliane Aparecida Rodrigues; Elisandro Troni Campos; Débora Tania Veroneze; Maiquel Duarte Chaves; Michele Aline Luziani dos Santos; Nathalia Paixão Oliveira; Rosilene Regina de Souza; Simone Cavalcante da Silva

Capítulo 8
O DESAFIO MATEMÁTICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Anita Rosália Royer de Paula

Capítulo 9
CONCEPÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Aline Ferreira de Souza; Cristiana Nunes da Silva; Dayane Aparecida Espindola Dutra; Patrícia Martins Bonfá; Leda Maria Turman Papareli; Luciana da Silva Rodrigues Shon; Marlene Ferreira Menezes; Sandra Godoy Martines; Regiane Marques; Rosimeire Antunes de Souza

Capítulo 10
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA HISTÓRICA E METODOLÓGICA DA INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO TEA
Ana Sedano da Silva; Anne Carine Serpa Melo; Jessica Deisi Lorentini; Daniella Sallun Martins Pedroso; Eralda Aparecida Souza Silva; Gabriella Cabral Ribeiro; Fernanda Bezerra; Nalva Cardoso Neves da Silva; Patrícia Militão Ricardo; Valdenise de Souza Santos

Capítulo 11
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA HISTÓRICA E METODOLÓGICA DA INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO TEA
Ana Sedano da Silva; Anne Carine Serpa Melo; Daniella Sallun Martins Pedroso; Eralda Aparecida Souza Silva; Fernanda Bezerra; Gabriella Cabral Ribeiro; Jessica Deisi Lorentini; Nalva Cardoso Neves da Silva; Patrícia Militão Ricardo; Valdenise de Souza Santos

Capítulo 12
RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ALUNOS
Celi Ferreira de Almeida; Dayane Aparecida Espindola Dutra; Débora Tania Veroneze; Eliane Aparecida Rodrigues; Marilza Cajueiro da Silva; Marlene Ferreira Menezes; Regiane Marques; Rozimara Gregório de Souza; Sandra Godoy Martines; Thaíse Vasconcelos

Capítulo 13
PROMOVENDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTRATÉGIAS, TECNOLOGIAS E COLABORAÇÃO
Ana Mara de Lima Schmitt; Angela Maria Soto; Débora Tania Veroneze; Eliane Aparecida Rodrigues; Elizangela Fernandes Ribeiro do Nascimento; Marilza Cajueiro da Silva; Marlene Ferreira Menezes; Sandra Godoy Martines; Sueli Rodrigues de Oliveira Gervásio; Thaíse Vasconcelos

Capítulo 14
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA HISTÓRICA E METODOLÓGICA DA INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO TEA
Ana Sedano da Silva; Anne Carine Serpa Melo; Daniella Sallun Martins Pedroso; Eralda Aparecida Souza Silva; Fernanda Bezerra; Gabriella Cabral Ribeiro; Jessica Deisi Lorentini; Nalva Cardoso Neves da Silva; Patrícia Militão Ricardo; Valdenise de Souza Santos

Capítulo 15
METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO: UMA ABORDAGEM PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM
Muriel Aparecida dos Santos; Andreia Fernanda Ferreira Barbosa; Viviane de Souza Correia De Carvalho; Ariele Silva Diniz

Capítulo 16
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE LUCKESI
Elisângela Vicente Pereira; Eliza Francisca de Oliveira; Valéria Martins Cordeiro

Capítulo 17
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DE JEAN PIAGET
Roberta Junglos da Silva; Aline Alécio da Silva; Shirley Carla de Souza; Luciana da Silva Amaral Paranhos; Maiara Soares Brito; Elaine Aparecida de Souza; Sirlene Teixeira da Silva; Claudiana Puton Da Silva; Juliana Paula Ferreira Gonçalves; Milton de Lima Ortega

AUTORES


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !