Formação de Professores: entrelaçamentos de saberes e experiências

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-84525-68-9 (digital)

ISBN: 978-65-84525-69-6 (impresso)

DOI: 10.5281/zenodo.7951887

Descrição: Este e-book intitulado “Formação de Professores: entrelaçamentos de saberes e experiências” contempla parte dos trabalhos apresentados no III Colóquio Interfaces entre Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação realizado entre de 4 e 7 de outubro de 2022, no formato híbrido. Reiteramos que o evento é bianual e promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Universidade Federal de Sergipe (UFS) e liderado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Vasconcelos, desde sua criação em 2018.
O Colóquio teve como propósito tornar-se espaço-tempo de problematizações, discussões e reflexões por meio de oficinas, apresentações de pesquisas, relatos de experiências e rodas de conversa cujas temáticas contemplassem interesses e necessidades de professores no âmbito da Educação Básica à Pós-Graduação, com destaque para as seguintes: formação de professores e práticas pedagógicas; inclusão e diversidades; educação, comunicação e tecnologias, ensino de Ciências e Matemática e pesquisas diversas marcadas pela utopia de que por, meio da educação, “nós buscamos ser o que ainda não somos”.
Também ancorados no pensamento do professor e pesquisador brasileiro Antônio Severino (2021) , acreditamos que, nós professores, só conseguimos prestar serviços de qualidade à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem de pesquisas. Contudo, ressaltamos que a área das pesquisas está além da investigação, revisão de artigos, editoração de revistas científicas, organização de eventos, administração de sociedades científicas, assessoria ad hoc para periódicos e agências de fomento, publicações etc. 
Há uma diversidade de finalidades da pesquisa científica, porém a primária parece consistir na busca por “entender” e/ou “conhecer”, com a função de contribuir para o avanço de conhecimentos e teorias. Ademais, podem prover insights e contribuições para o aprimoramento da prática e subsidiar a tomada de decisões, bem como o desenvolvimento de políticas públicas no âmbito da educação, por exemplo (PLOMP, 2018) .
Nessa perspectiva, as pesquisas em educação, em particular, mobilizam-nos e revelam possibilidades e desafios do presente, do passado e do futuro que se entrelaçam, opõem-se e até se somam. Para exemplificar, pensamos na pandemia de Covid-19 que evidenciou como as pesquisas científicas são importantes não apenas para o enfrentamento e a prevenção de doenças, mas para a manutenção da dinâmica social, a sustentabilidade e a dignidade humana. Tal acontecimento em escala global revelou a importância do campo da pesquisa, uma vez que ambicionamos por vacinas e tratamentos oriundos de estudos científicos que pudessem conter o coronavírus e gerar bem-estar fisiológico e psíquico, segurança e preservação de vidas.
Mesmo considerando o provável potencial de impacto das pesquisas, não temos a ilusão de que as respostas ou soluções sejam generalistas, fáceis e rápidas. Entretanto, a história da produção de conhecimentos científicos tem nas pesquisas a sua fonte possivelmente mais promissora, pois é o vetor responsável por nossa evolução humana, profissional, tecnológica e social. Por isso, desenvolvemos e publicamos pesquisas por meio do FOPTIC para colaborar em nossas atividades docentes e em diversos outros contextos.
Salientamos que, quando falamos de educação, há uma concepção de ensino híbrido subjacente, pois a diversidade é elemento constitutivo dos processos de ensino-aprendizagem, das instituições educacionais, dos projetos de pesquisa e das publicações decorrentes, uma vez que, segundo o artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (BRASIL, 2020, p. 8) . 
Nesse contexto, o e-book é um continuum do referido evento e das suas publicações. Tanto que o consideramos mais um convite para dialogarmos sobre nossos desafios e experiências educativas. Estamos cônscios de que os contextos pesquisados por nós organizadores e pelos pesquisadores-autores não dão conta da complexidade das temáticas, mas gostaríamos de apresentar vertentes que possam contribuir para avançarmos em níveis de entendimento e possibilidades de ações educativas. 
Nesse horizonte convidativo e reflexivo, lembramos do encontro do prestigiado escritor e crítico argentino, Jorge Luis Borges (1899-1986), quase cego, com as pirâmides do Egito, no deserto do Saara:
[...] a uns trezentos ou quatrocentos metros da Pirâmide inclinei-me, peguei num punhado de areia, deixei-o cair silenciosamente um pouco mais adiante e disse em voz baixa: estou a modificar o Saara. O ato era insignificante, mas as palavras nada engenhosas eram justas e pensei que fora necessária toda a minha vida para que eu pudesse pronunciá-las (BORGES, 2010, p. 23) .
O referido autor aponta que somos capazes de mudar apenas um punhado de areia do complexo lugar com o qual interagimos, nossos contextos imediatos. Pode parecer pouco, mas isso pode ser decisivo na vida dos nossos alunos, colegas de trabalho e outros (des)conhecidos.
Então, é com essas concepções e esse desejo de enriquecermos a percepção e o entendimento das nossas condições neste mundo que nos colocamos na arriscada e desafiadora empreitada de apresentar os 18 capítulos selecionados pela comissão científica do citado evento e que constituem a presente obra. Assim como o evento, o e-book aborda as mencionadas temáticas que se entrelaçam e perpassam por diferentes níveis de ensino.

Organizadores: Leandro Silva Moro e Carlos Alberto Vasconcelos

Autores: Alexandre Souza Franco; Anne Alilma Silva Souza Ferrete; Carlos Alberto Vasconcelos; Cléber Thiers da Silva Nunes; Cristiano Mezzaroba; Dagmar Braga de Oliveira; Danielle Santos Menezes; Elaine de Jesus Souza; Eliel Cardoso dos Santos; Emerson Andrade Oliveira; Eugerbia Paula da Rocha; Gabriel Mingareli Cavalini; Géssica Maria Amarante Conceição; Guilherme Barbosa Biriba; Henrique Nou SchneiderMarcos Batinga Ferro; Iane da Silva Santos; Jamille Silva Madureira; Jiselda Meirielly de França; Joanna Angélica Melo de Andrade; José Batista de Souza; Josiane Cordeiro de Sousa Santos; Leandro Silva Moro; Lillianne Plácido Gonçalves; Marcos Batinga Ferro; Maria Elze dos Santos Plácido; Matheus Luamm Santos Formiga Bispo; Nathalie Paes Lima; Rafael Nascimento Santos; Suely Cristina Silva Souza; Tainah dos Santos Carvalho; Vitória Nascimento da Cruz.

Capítulos
PREFÁCIO
Paulo Sérgio Marchelli

APRESENTAÇÃO
Leandro Silva Moro; Carlos Alberto Vasconcelos

Capítulo 1
Formação e Prática Docente: um olhar a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Joanna Angélica Melo de Andrade; Anne Alilma Silva Souza Ferrete; Danielle Santos Menezes

Capítulo 2
Prevenção e Proteção: o Abuso Sexual contra Crianças no Brasil e a Formação dos Professores 
Nathalie Paes Lima

Capítulo 3
Breve Reflexão sobre a Natureza do Professor: do cotidiano à Idade Média
Alexandre Souza Franco; Gabriel Mingareli Cavalini

Capítulo 4
Desenho de E-atividade no Contexto do Curso “Formação para a Docência Digital em Rede”
Leandro Silva Moro

Capítulo 5
Prática Pedagógica e Atendimento Educacional Especializado - AEE: uma relação necessária 
Josiane Cordeiro de Sousa Santos; Maria Elze dos Santos Plácido; Lillianne Plácido

Capítulo 6
Tecnologias no Contexto do Ensino Médio: uma Pesquisa Bibliográfica
Cléber Thiers da Silva Nunes; Carlos Alberto Vasconcelos

Capítulo 7
O Uso de Tecnologias na Educação de Surdos em Teses e Dissertações do RIUFS e da BDTD 
Rafael Nascimento Santos; Marcos Batinga Ferro; Cristiano Mezzaroba

Capítulo 8
Autoria de Jogos como Estratégia para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma Revisão Sistemática da Literatura 
Jamille Silva Madureira; Guilherme Barbosa Biriba; Henrique Nou Schneider

Capítulo 9
Avaliação Escolar e seu Papel Preponderante no Processo Ensino-Aprendizagem da Matemática 
Marcos Batinga Ferro; Matheus Luamm Santos Formiga Bispo

Capítulo 10
Processo de Inclusão do Estudante Autista na Educação Básica
Maria Elze dos Santos Plácido; Josiane Cordeiro de Sousa Santos; Lillianne Plácido Gonçalves

Capítulo 11
Diversidade Cultural e Ensino: Reflexões e Exclusões
Danielle Santos Menezes; Iane da Silva Santos; Joanna Angélica Melo de Andrade

Capítulo 12
Identidade Étnico-Racial e Africanidades: Reagindo ao Preconceito 
Jiselda Meirielly de França

Capítulo 13
Caminhos das Pesquisas sobre Saberes Tradicionais
Dagmar Braga de Oliveira

Capítulo 14
Alfabetização Científica e sua relação com a Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar Reflexivo em Fontes Bibliográficas 
Géssica Maria Amarante Conceição; Eliel Cardoso dos Santos

Capítulo 15
A Arte da Retórica para persuadir o Leitor: The Mask of the Red Death e as Analogias aos Medos Humanos 
Vitória Nascimento da Cruz; Emerson Andrade Oliveira

Capítulo 16
Os Efeitos da Pandemia da Covid-19 no Atendimento Psicopedagógico Clínico: Limites e Possibilidades 
Tainah dos Santos Carvalho; José Batista de Souza; Suely Cristina Silva Souza

Capítulo 17
“Você não está Sozinha!”: Feminismos versus Machismo na Escola 
Eugerbia Paula da Rocha; Elaine de Jesus Souza

Capítulo 18
As múltiplas Identidades e o uso da Língua Inglesa: uma Discussão de Poder 
Iane da Silva Santos


* "Esta publicação teve apoio financeiro de recursos Capes/Proap/Ppged/UFS, a partir do Edital Nº 03/2023"


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