Espaços de experiências e horizontes de expectativas Cenários e trajetórias de pesquisas no âmbito da Pós-graduação em Mato Grosso do Sul

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-89976-80-6


Descrição: O I Seminário de Pós-graduação do IFMS – I SEMPOG IFMS, foi conduzido com seriedade e muito compromisso pelos(as) organizadores(as) do evento, e trouxe uma oportunidade ímpar de congregação de pesquisadores(as) e estudiosos(as) de áreas multidisciplinares no tocante a pós-graduação em Mato Grosso do Sul. Foram três dias de grandes debates que ocorreram por meio das apresentações de comunicações nos simpósios temáticos que foram coordenados por servidores(as) do IFMS, que deram a tônica e abrilhantaram o evento, uma vez que o alcance do SEMPOG foi muito além e superou positivamente todas as expectativas. 
No entanto, é importante que se ressalte sempre a importância do trabalho em equipe e os desafios que tal evento suscitou para a Diretoria de Pós-graduação do IFMS, na ocasião, ocupada por este que lhes escreve. Pensado e concebido no interior desta diretoria  (DIPOG), o SEMPOG, em muitas situações, e até de forma compreensível, foi visto com desconfiança por muitos(as), que por vezes consideravam o projeto muito amplo para o porte do IFMS. Esta previsão foi justamente contrária por parte dos idealizadores do evento, uma vez que a amplitude do IFMS foi entendida como grande trunfo para este tipo de ação, e não o contrário. A potencialidade do IFMS em termos de pós-graduação era justamente o que a ideia do evento pretendeu explorar. 
Além de pesquisadores(as) de grande experiência dentro da Instituição, foi muito interessante notar e perceber que, muitos servidores(as) do IFMS, que estavam cursando no momento de realização do SEMPOG ou mesmo já haviam cursado pós-graduação, nunca haviam passado pela experiência de coordenar uma Mesa Temática em evento, nunca haviam apresentado trabalho em seminário, publicado resumo e textos completos em anais, e nem mesmo capítulo de livro. Muitos sequer haviam participado de eventos desta dimensão. 
Uma das coisas que ficará eternizada na memória dos(as) organizadores é exatamente a de conhecer e ver a emoção e satisfação de servidores(as) do IFMS e muitos pós-graduados e pós-graduandos de várias partes do país e até de outros países tendo esta oportunidade e vivendo esta experiência, fazendo com que o IFMS contribua com uma de suas missões principais, que é justamente a de levar para fora da instituição o conhecimento construído em seu interior, de forma extensionista por meio da prática científica e da pesquisa. 
O objetivo de oportunizar um espaço de discussão a respeito da pesquisa no âmbito da pós-graduação foi plenamente e satisfatoriamente cumprido.  Os simpósios temáticos coordenados por servidores(as) do IFMS abriram espaço para pesquisadores(as) nacionais e internacionais apresentarem e publicarem sobre temas multidisciplinares no caderno de resumos, nos anais do evento e neste livro, ampliando desta forma os índices de produtividade acadêmica da Instituição.  
Por sua vez, este livro, que traz uma síntese dos textos completos que são oriundos e resultados das comunicações apresentadas no SEMPOG, é resultado da pesquisa desenvolvida na pós-graduação do IFMS organizada a partir dos simpósios temáticos. É a prova que imaginar e projetar uma coletânea de textos produzidas a partir da pós-graduação do IFMS se traduziu em uma realidade materializada nestas páginas, e que ficarão marcadas na história do IFMS.
Até a organização do SEMPOG, a pós-graduação do Estado de Mato Grosso do Sul ainda não havia se organizado em torno de um evento de abrangência multidisciplinar, de modo a contemplar dentro do mesmo seminário pesquisadores(as) das mais diversas áreas do conhecimento, movimentando de forma intensa o debate sobre a pós-graduação. O resultado desta movimentação pode ser conferido nas páginas deste livro 
Além de todas estas oportunidades de debate e reflexão, tivemos simpósios riquíssimos dos quais saíram estes magníficos textos completos dos quais nos orgulhamos muito. Não foi uma tarefa fácil, enfrentamos muitas dúvidas, muitos comentários depreciativos, muitas mensagens negativas, mas no final, fica a satisfação de, a partir de um sonho e de um projeto, podermos hoje dizer que o SEMPOG é uma realidade no IFMS, pois no momento em que se publica este livro, a segunda edição do evento já ocorreu com o mesmo sucesso, deixando perceptível que se trata de um evento que veio para ficar. 
Os anos de 2020, 2021 e até julho de 2022 ficaram marcados na história da pós-graduação do IFMS, além de outros acontecimentos significativos, pela revisão e publicação dos regulamentos que direcionam a pós-graduação na Instituição, pelo crescimento considerável do número de pós-graduações lato sensu, pelos projetos de pós-graduações lato sensu em rede e em EaD, pela conquista e advento de mais um mestrado profissional no IFMS, o PROFNIT e pela criação audaciosa e corajosa do Seminário de Pós-graduação do IFMS. Entre outubro de 2020 e julho de 2022, a pós-graduação do IFMS deu um salto para o futuro, com muito compromisso e empenho por parte da equipe que compôs a Diretoria de Pós-graduação na ocasião. 
Os agradecimentos são imensos. À equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, em especial ao servidor Raphael Gustavo Stafoca. Também a todos(as) coordenadores de mesas temáticas e pesquisadores(as) que enviaram, apresentaram e publicaram seus trabalhos.
Que a amizade e o amor à educação e à ciência prevaleçam.
Boa Leitura!
Geovano Moreira Chaves

Organizadores: Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMS - Campo Grande: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Capítulos
APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO 1 - MESA TEMÁTICA: A EDUCAÇÃO EM INTERFACE COM A COLONIALIDADE DO SER, SABER, PODER: CULTURAS, LINGUAGENS, ARQUITETURAS E CIDADES
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: EM BUSCA DE UMA EPISTEMOLOGIA DECOLONIAL
  • LETRAMENTOS DA FRONTEIRA SUL: MARGEANDO UMA RODA DE PROSA FRONTEIRIÇA
  • TERRA À VISTA(?), NEM A PRAZO: A INVISIBILIDADE DOS POVOS TRADICIONAIS DE TERREIRO NO CONTEXTO URBANO

CAPÍTULO 2 - MESA TEMÁTICA: DO PRESENCIAL AO VIRTUAL: PERSPECTIVA DOCENTE-APRENDIZ DIANTE DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
  • A ATUAÇÃO DOS DI E DE NA EDUCAÇÃO BÁSICA AO LONGO DO CONTEXTO PANDÊMICO
  • A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO
  • AS TIC’S NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEUS DESAFIOS E CAMINHOS NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
  • AULA DE CAMPO VIRTUAL - UMA ANÁLISE DA PAISAGEM
  • ENSINO A DISTÂNCIA E SEUS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA
  • O USO DO SCRATCH NA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFMS CORUMBÁ
  • COMPARAÇÃO ENTRE O USO DO MOODLE E DO WHATSAPP PELA TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO DO IFMS
  • O USO DA PLATAFORMA ADAPTATIVA KHAN ACADEMY NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • EDUCAÇÃO E  PROPRIEDADE INDUSTRIAL

CAPÍTULO 3 - MESA TEMÁTICA: INTERFACE DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: PESQUISAS, EXPERIÊNCIAS E SABERES APLICADOS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS
  • A CANÇÃO COMO APOIO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
  • O MEU PÉ DE LARANJA LIMA: SEMIÓTICA E FIGURATIVIDADE
  • TRABALHO DE FACE NO CONTEXTO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

CAPÍTULO 4 - MESA TEMÁTICA: PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA POR MEIO DAS TICS, ROBÓTICA, HORTICULTURA E LÍNGUAS
  • FORMAÇÃO DOCENTE PARA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PEDAGOGIA CRÍTICA NAS INTERSEÇÕES DE DEFICIÊNCIA, RAÇA, GÊNERO E CLASSE
  • OS DESAFIOS DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE JARDIM-MS NO APOIO À INCLUSÃO DE ESTUDANTES NA SOCIEDADE

CAPÍTULO 5 - MESA TEMÁTICA: TEXTOS COMPLETOS: “ONDE FALA A BALA, CALA A FALA”? TRAJETÓRIAS, HISTÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E RESISTÊNCIAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA AMAZÔNIA

CAPÍTULO 6 - MESA TEMÁTICA:  TEXTOS COMPLETOS: EDUCAÇÃO GERAL, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
  • AUTISMO: O QUE ENSINAR E COMO ENSINAR – UMA ABORDAGEM SOBRE CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
  • REFLEXÃO SOBRE OS EMBATES SOCIAIS PELO DIREITO À INCLUSÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
  • A EDUCAÇÃO PRISIONAL EM TEMPOS PANDÊMICOS: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA 

CAPÍTULO 7 - MESA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
  • AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DAS COTAS ÉTNICOS-RACIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – CAMPUS DE AQUIDAUANA

CAPÍTULO 8 - MESA TEMÁTICA:EDUCAÇÃO, TRABALHO E POLITECNIA: UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
  • CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO - REVISÃO DE LITERATURA
  • CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CIENTÍFICA PARA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CAMPUS CORUMBÁ
  • A PROPOSTA DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

CAPÍTULO 9 - MESA TEMÁTICA: ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
  • A ALIENAÇÃO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES NO CONTEXTO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE (FCP) DE PROFESSORES

CAPÍTULO 10 - MESA TEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
  • EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: PRÁTICAS DIDÁTICAS COM OS ESTUDANTES DO IFMS CAMPUS CORUMBÁ
  • UMA REFLEXÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOCENTE (O SORRISO DE MONALISA)
  • FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA NEUROAPRENDIZAGEM

CAPÍTULO 11 - MESA TEMÁTICA: FAZERES ETNOGRÁFICOS EM TEMPOS DE INCERTEZAS
  • O ANTROPÓLOGO E O TURISTA: ENSAIO SOBRE O FAZER ETNOGRÁFICO TRAVESTIDO DE TURISTA
  • MULHER E PESQUISADORA: UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO DE CAMPO E AS INCERTEZAS
  • A NETNOGRAFIA EM PESQUISAS SOBRE SUJEITOS JOVENS

CAPÍTULO 12 - MESA TEMÁTICA: GESTÃO E NEGÓCIOS
  • ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS EMPREENDEDORES NA PANDEMIA: UM ESTUDO MULTICASO EM DOURADOS-MS
  • AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS DE UM CURSO SUPERIOR COMBINANDO ANALYTIC HIERARCHY PROCESS E ESCALA LIKERT
  • O PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

CAPÍTULO 13 - MESA TEMÁTICA: PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
  • GUIA ORIENTATIVO ENQUANTO FERRAMENTA PARA AUXILIAR ESTUDANTES NA COMPREENSÃO DOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • ELETROPRATICANDO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ON-LINE INTEGRANDO ELETRODINÂMICA E ARDUINO
  • FORMAÇÃO DE CONCEITOS FINANCEIROS INTRODUTÓRIOS NA APLICAÇÃO DO CURSO “IMERSÃO AO CONTEXTO DO EMPREENDEDORISMO” NO IFMS
  • JOGANDO DE FORMA SIGNIFICATIVA: CONSTRUINDO UM PRODUTO EDUCACIONAL RELACIONANDO VIDEOGAME E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
  • UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO DO IFMS/CORUMBÁ

CAPÍTULO 14 - MESA TEMÁTICA: PROFESSORES DE LETRAS: PESQUISAS ACADÊMICAS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA – INTERFACES NA EDUCAÇÃO
  • POÉTICA DA CONTABILIDADE: APROXIMAÇÃO DE “LA LIBRETA DE ALMACÉN” DE MARIO HALLEY MORA
  • MAUD GONNE’S IRISH NATIONALIST WRITINGS 1895 – 1946 TRADUÇÃO COMENTADA DE UMA LITERATURA REACIONÁRIA


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !