Indexado no EDUCAPES - Clique aqui
Download no EDUCAPES - Clique aqui
ISBN: 978-65-84885-11-0
Descrição: A Educação tem experimentado transformações profundas em seus processos formativos nestes últimos anos. Nessa perspectiva, cada vez mais os autores têm destinado seus esforços na busca de soluções para os problemas crônicos do cotidiano escolar, buscando dar maior ênfase às aprendizagens significativas com o intuito de dar maior eficácia à Escola e universalizar o acesso e permanência dos alunos.
No primeiro capítulo, fundamentada em Paulo Freire, Lopes chama a atenção para uma discussão relevante nos dias atuais: Educação e Cidadania. Além de apresentar o pensamento de Freire sobre Educação e Cidadania, o trabalho objetiva discutir o processo de emancipação dos sujeitos por meio da educação, enfatizando o papel da escola na formação integral do sujeito.
O segundo capítulo expõe uma crítica ao ensino tecnicista da disciplina de Educação Física nas escolas, enfatizando que é preciso repensar esse tipo de prática para reaprender a ensinar as modalidades esportivas numa perspectiva decolonial.
No terceiro capítulo, por meio de uma pesquisa teórica, os autores propõem uma análise reflexiva sobre os desafios que educadores e alunos enfrentaram no decorrer do ensino híbrido e no retorno às atividades presenciais no contexto pós-pandemia.
A importância do estágio supervisionado ser pensado a partir do cotidiano escolar, para que haja a ressignificação da prática pedagógica docente na formação inicial em pedagogia, é discutido no texto proposto por Farias no quarto capítulo deste volume.
Por fim, Batista, Lima e Barbosa, ressaltam a importância da alfabetização cartográfica nas séries iniciais, para que, desde cedo os alunos possam ler e interpretar criticamente o espaço ao seu redor por meio de símbolos e mapas.
Sem dúvida, a proposta apresentada pelo livro é ambiciosa, e não deve se esgotar apenas nela. As escolhas dos capítulos apresentados foram frutos de escolhas e limitações, recusas e possibilidades. Os textos ora apresentados lançam provocações, e instigam os leitores na busca pelo aprofundamento de seus estudos. Os apontamentos não indicam roteiros prontos, mas instigam-nos a buscarmos novos caminhos, novas proposições, lançando assim provocações do que temos e do que queremos para a Educação. A semente está lançada. Que gere bons frutos!
Organizadores: Claudionor Nunes Cavalheiro; Eder Joacir de Lima
Autores: Alessandra Fonseca Farias; Edenice Dos Santos; Elenita de Amaral Lima; Eliane Ávila de Lima; Eliane Pereira Lopes; Ester Lopes Cordeiro Barbosa; Fernando Ferreira Rocha; Gabrielle Batista dos Santos; Jaqueline Valéria Batista; Lilian Gomes Andrade Cardoso; Lucia Souza Bernardo; Marcio Rogerio Bresolin; Maria Roseli de Melo Souza; Micheli Evangelista Rodrigues; Nair Cristina de Oliveira Alves; Silvana Alves Silva Dias; Silvia Aparecida dos Santos; Wanderson Cavalcanti Silvestre Nobre de Paulo.
Capítulos
Capítulo 1
EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Eliane Pereira Lopes
Capítulo 2
APRENDER A DESAPRENDER PARA REAPRENDER AS MODALIDADES ESPORTIVAS NUMA PERSPECTICA DESCOLONIAL
Marcio Rogerio Bresolin
Capítulo 3
ENSINO HIBRIDO E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA
Edenice Dos Santos; Silvana Alves Silva Dias; Lucia Souza Bernardo; Wanderson Cavalcanti Silvestre Nobre de Paulo; Fernando Ferreira Rocha; Gabrielle Batista dos Santos; Nair Cristina de Oliveira Alves; Silvia Aparecida dos Santos; Maria Roseli de Melo Souza
Capítulo 4
RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
Alessandra Fonseca Farias
Capítulo 5
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NAS SÉRIES INICIAIS
Jaqueline Valéria Batista; Eliane Ávila de Lima; Ester Lopes Cordeiro Barbosa
Capítulo 6
O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Gabrielle Batista dos Santos; Silvia Aparecida dos Santos; Lucia Souza Bernardo; Edenice Dos Santos
Capítulo 7
INCIDÊNCIAS DO ENSINO REMOTO: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO
Lilian Gomes Andrade Cardoso; Elenita de Amaral Lima; Micheli Evangelista Rodrigues
AUTORES
ORGANIZADORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK
- EduCAPES - clique aqui
- Câmara Brasileira do Livro (CBL) - clique aqui
- Google Scholar - clique aqui