ISBN: 978-65-84599-76-5
Descrição: Com a promulgação da BNCC do Ensino Fundamental muito tem se discutido sobre orientação curricular e o que se ensinar nos sistemas de ensino em todo o Brasil, e dentro desse contexto é que essa dissertação foi escrita, com o intuito de compreender como o conteúdo de História Medieval é representado na BNCC e no livro didático utilizado nas escolas da rede pública municipal de Juazeiro (Bahia), tendo em vista os processos que levaram a inclusão do ensino do medievo na base neste percurso. Partindo dessa premissa, nosso objetivo geral é realizar um estudo sobre como o conteúdo de História Medieval é representado na BNCC e no livro didático. Os objetivos específicos são: analisar se existe alguma relação entre o conteúdo temático da BNCC e o livro didático utilizado na rede municipal de educação de Juazeiro (Bahia) em relação ao conteúdo de História Medieval; identificar na BNCC e no livro didático aspectos voltados para reflexões decoloniais, sobre a História das Mulheres no Medievo e sobre o aspecto conceitual em relação ao período Medieval; bem como, pesquisar sobre os horizontes possíveis de se trabalhar com o Medievo em sala de aula no Ensino fundamental a partir da formação do cidadão e da cidadã contemporâneos e; elaborar produto didático educacional através da publicação da dissertação em formato de livro. Os procedimentos metodológicos realizaram-se a partir de algumas etapas: a pesquisa bibliográfica, exploratória e a análise documental baseada em Bardin (2016). A problemática de nossa pesquisa se baseia nos seguintes questionamentos: como o conteúdo sobre História Medieval é representado na BNCC e no livro didático? Advinda deste primeiro questionamento, buscaremos compreender também se existe alguma relação entre o conteúdo da BNCC e os livros didáticos utilizados na rede municipal de educação de Juazeiro (Bahia) em relação ao conteúdo de História Medieval? Quais são os horizontes possíveis de se trabalhar com o Medievo em sala de aula no Ensino Fundamental a partir da formação do cidadão contemporâneo? Em relação ao aspecto decolonial, o aspecto sobre a História das Mulheres e o aspecto conceitual de História Medieval, há alguma relação entre a BNCC e os livros didáticos? Para isso, fundamentar-nos-emos nos estudos de Franco Junior (2001), Fazenda (2011), Silva (2013) Bittencourt (2014), David (2015), Macedo (2016), Texeira e Pereira (2016), Vianna (2017), Pereira (2017), Lima (2019), Degan e Silva (2021), Pinheiro (2021) e Bittencourt (2019).
Autora: Lorene Rose Ribeiro dos Santos
Capítulos
MEMORIAL
Capítulo 1
INTRODUÇÃO
Capítulo 2
A HISTÓRIA MEDIEVAL E A BNCC: RECENTES DISCUSSÕES SOBRE UM PROCESSO HISTÓRICO
Capítulo 3
A HISTÓRIA MEDIEVAL E O LIVRO DIDÁTICO
Capítulo 4
ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS
Capítulo 5
ANÁLISE DOS DADOS
Capítulo 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Capítulo 7
PRODUTO EDUCACIONAL
REFERÊNCIAS
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