Ciências Humanas: Ideias, Diálogos e Desafios

Fazendo Educação




ISBN: 978-65-998510-6-3


Descrição: As Ciências Humanas focam no estudo da complexidade das questões referentes à humanidade. Por esse motivo, as Ciências Humanas nos permitem conhecer nossa história e, a partir dela, entender as pessoas e as relações sociais. Além disso, nos permitem compreender a geopolítica do mundo e acessar subjetividades das artes e da literatura.
Todas essas possibilidades estimulam o pensamento crítico das pessoas em relação à sociedade em volta. E mais do que isso: fazem com quem as pessoas questionem sistemas de violências e submissões. As Ciências Humanas também são responsáveis pela manutenção de sistemas políticos democráticos e de organizações sociais. Então, temas como ética, moral, direitos e deveres são pilares importantes no estudo das Ciências Humanas.
O fato é que o estudo desses temas estimulam o entendimento maior sobre o passado, sobre o presente e nos auxilia a ter uma visão melhor sobre o futuro. Inclusive, fazer escolhas importantes sobre o futuro.
As Ciências Humanas nos permitem conhecer a história, entender o homem e a sociedade,  compreender a geopolítica global e nos dá acesso a um mundo de artes e literatura. Todas essas possibilidades oferecidas pelas ciências humanas fazem o indivíduo tornar-se crítico e com isso, entender a realidade à sua volta. Mais que isso, permitem que as pessoas questionem ou critiquem o sistema. E é justamente isso que os governos não querem. 
As humanidades também contribuem para o exercício de cidadania, para a continuação das democracias e para manter a organização social. Fatores como a ética, moral, direitos e deveres na sociedade e autonomia intelectual são alguns dos pilares das ciências humanas e, por estarem presentes em todas as esferas sociais, tornam-se ainda mais importantes e relevantes.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Alessandra Fonseca Farias; Ana Carolina Colnago Roco De Azevedo; Ana Maria Antunes De Campos; Bárbara Domingues Nunes; Diego Tavares De Souza; Elaine Freitas Fernandes; Jonatan Ariel De Oliveira Melo; Laurinaldo Felix Nascimento; Luciana Ferreira De Sobral; Maria Lindaci De Sobral Soares; Rafaela Oliveira Borges; Thaís Da Rosa Alves; Tiago Da Silva Andrade; Wanessa Moreira De Oliveira; Yan Jorge Do Rego Macedo.

Capítulos
Capítulo 1
DA SOCIEDADE DISCIPLINAR À FARMACOPORNOGRAFIA: UMA APROXIMAÇÃO DOS ESCRITOS DE MICHEL FOUCAULT E PAUL B. PRECIADO
Ana Carolina Colnago Roco de Azevedo; Alessandra Fonseca Farias

Capítulo 2
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DOS/AS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DURANTE A PANDEMIA
Diego Tavares de Souza

Capítulo 3
DIREITO E MORAL: COMO DEVEM DECIDIR OS JUIZES ATRAVÉS DA CRÍTICA DA HERMENEUTICA DO DIREITO
Elaine Freitas Fernandes; Laurinaldo Felix Nascimento

Capítulo 4
É SOBRE VIVER: POPULAÇÃO LGBTI+, PANDEMIA E SAÚDE MENTAL
Tiago da Silva Andrade; Bárbara Domingues Nunes; Jonatan Ariel de Oliveira Melo

Capítulo 5
EPISTEMOLOGIAS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E A RELAÇÂO ENTRE AGÊNCIAS HUMANAS E ESTRUTURAS SOCIAIS
Rafaela Oliveira Borges

Capítulo 6
A PERSPECTIVA INTERSECCIONAL E OS ESTUDOS CULTURAIS: DUAS ABORDAGENS APROXIMADAS
Thaís da Rosa Alves

Capítulo 7
PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: VULNERABILIDADE E EXCLUSÃO
Luciana Ferreira de Sobral

Capítulo 8
BACAMARTEIROS: PRESERVAÇÃO DAS RAÍZES CULTURAIS REGIONAIS
Maria Lindaci de Sobral Soares

Capítulo 9
ANSIEDADE MATEMÁTICA À LUZ DA CONFLUÊNCIA DA COGNIÇÃO, MOTIVAÇÃO E TEORIA DO FLOW
Ana Maria Antunes de Campos

Capítulo 10
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA E A TERMINALIDADE ESPECÍFICA
Wanessa Moreira de Oliveira; Cristina Maria Carvalho Delou

Capítulo 11
PRAZOS ADMINISTRATIVOS: PRAZOS PARA A ADMINISTRAÇÃO E PRAZOS PARA O ADMINISTRADO
Yan Jorge Do Rego Macedo


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